Encontro de Conselheiros Escolares recebe Cesar Callegari e reúne 600 pessoas no Cemforpe

21 de setembro de 2017

O 6º Encontro de Conselheiros Escolares realizado na noite desta quarta-feira (20/09) pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes com apoio do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da cidade, contou com a presença do sociólogo e ex-secretário municipal de Educação de São Paulo, Cesar Callegari, que falou sobre a Base Nacional Comum Curricular e a importância da participação dos pais na gestão escolar. Cerca de 600 pais, responsáveis e educadores que integram os Conselhos de Escola da rede municipal de ensino participaram do evento.

“Sabemos que estar nos conselhos não é fácil. Já estamos no sexto encontro para nos prepararmos para a continuidade de gestão participativa e democrática de nossas escolas. É um aprendizado constante para que as ações dos conselhos sejam mais efetivas”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes. A abertura do encontro contou com a apresentação da Banda Sinfônica Escolar e do projeto de balé da EM Profª Noemia Real Fidalgo, no Jardim Maricá, que encantaram o público.

“Em um encontro anterior com a equipe da Secretaria de Educação recebi vários documentos elaborados pelos educadores da cidade que são de grande valor e representam a qualidade do trabalho que é desenvolvido em Mogi das Cruzes há anos”, disse o sociólogo Cesar Callegari, presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada – IBSA e membro do Conselho Nacional de Educação, onde preside a Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que também foi um dos temas de sua fala.

“A Base Nacional Comum Curricular não é currículo. Temos feito várias audiências públicas em todo o Brasil e este documento trará direitos de aprendizagem para o desenvolvimento dos alunos. Quem irá traduzir isso em currículo será cada uma das escolas, assim vamos vançar para valer na qualidade da educação”, disse. O palestrante destacou ainda que a participação da comunidade na escola faz toda diferença. “Quando a comunidade participa, a escola é melhor. A diferença entre uma escola em que a comunidade é participativa e outra não salta aos olhos. Temos que buscar formas inovadoras de manter esse contato para que esse trabalho em conjunto seja permanente”, disse.

Sobre o evento

Realizado pelo sexto ano consecutivo, o evento promove um diálogo que possibilita a participação mais plena e ativa dos conselheiros. O evento tem um caráter formativo e nos anos anteriores trouxe experiências de sucesso de gestão democrática das escolas. O Conselho Escolar é um organismo de articulação entre a escola e a sociedade, formado por representantes da comunidade escolar e representa uma instância privilegiada de discussão. Mogi das Cruzes tem sido referência para outras cidades no trabalho realizado junto aos conselhos escolares.

Cesar Callegari é relator da Comissão de Formação de Professores e do Custo Aluno Qualidade. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e diretor da Faculdade SESI-SP de Educação. Como deputado estadual em São Paulo teve seus dois mandatos dedicados à cultura, ciência e Tecnologia. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre educação pública. (Kelli Correa Brito)