Atualização do cadastro de imóveis
A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou um processo de atualização do cadastro dos imóveis do município. O principal objetivo é apurar a real situação de terrenos e construções - ferramenta importante para controle urbano e planejamento de ações e investimentos. O procedimento também é importante porque garante a cobrança correta do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), promovendo justiça tributária.
Se você, contribuinte, recebeu a notificação da Secretaria Municipal de Finanças, é porque foi identificada incompatibilidade entre seu imóvel e as informações que constam dos registros da Prefeitura. Toda área urbana do município foi mapeada por um sistema moderno e seguro, inédito no município, que utiliza uma tecnologia a laser capaz de identificar diferenças externas de altura nas construções. O levantamento, bem detalhado, inclui fotos das fachadas dos imóveis.
Caso discorde desta nova medição, é possível apresentar contestação no prazo de até 30 dias após a notificação. Se entender que a atualização está correta, é só aguardar a chegada do carnê complementar do IPTU de 2017. É importante esclarecer que só receberá o carnê complementar quem está pagando IPTU num valor menor que o correto. Quem, por algum motivo, não informou à Prefeitura a área total construída e, por isso, está pagando imposto menor, está sendo avisado nesse mês e receberá a cobrança da diferença, em outubro, para pagar em novembro e dezembro.
Perguntas Frequentes
- Requerimento preenchido e assinado pelo contribuinte responsável (clique aqui). Obs: Se o requerimento for por procuração, é preciso ter firma reconhecida.
- Cópia simples do RG e CPF do requerente
- Cópia da notificação enviada pela Secretaria Municipal de Finanças
- Três fotos do imóvel: de frente, lateral e dos fundos da construção
- Espelho cadastral do carnê de IPTU
- Planta ou croqui detalhado do imóvel, indicando as respectivas áreas, assinado por profissional habilitado (é necessário que o profissional que assina o croqui esteja com sua inscrição atualizada na Prefeitura. Se não estiver, o processo será prejudicado.
- PAC Prédio 1 (Prefeitura): Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277 - Centro Cívico.
- PAC Braz Cubas: Rua Capitão Francisco de Almeida, 47 – Braz Cubas.
- PAC do Centro Integrado de Cidadania (CIC) de Jundiapeba: Alameda Santo Ângelo, s/nº, esquina com a Rua Pedro Paulo dos Santos – Jundiapeba.
Onde Regularizar
PAC Prédio 1
Endereço: Av. Ver. Narciso Yague Guimarães, 277, Centro Cívico
Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
PAC Braz Cubas
Endereço: Rua Capitão Francisco de Almeida, 47, Braz Cubas
Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
CIC Jundiapeba
Endereço: Alameda Santo Ângelo (esquina com a Rua Pedro Paulo dos Santos), Jundiapeba
Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
O que apresentar
- Requerimento (baixe aqui);
- Cópia simples do RG e CPF;
- Cópia da notificação enviada pela Secretaria Municipal de Finanças;
- Três fotos do imóvel: de frente, lateral e dos fundos da construção;
- Espelho cadastral do carnê de IPTU;
- Planta ou croqui detalhado do imóvel, indicando as respectivas áreas, assinado por profissional habilitado;
Dados Técnicos
Informações
4798-5040 e 4798-5618
iptu@mogidascruzes.sp.gov.br