Em audiência na Câmara, Semae assegura qualidade da água distribuída à população

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

15 de julho de 2019

O diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Glauco Luiz Silva, e parte da equipe técnica da autarquia, estiveram na manhã desta segunda-feira (15/07), na Câmara Municipal, para esclarecer dúvidas e detalhar a metodologia empregada no processo de tratamento de água. Na ocasião, a direção do Semae reforçou que atende a todos os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, o que garante a qualidade do que é distribuído à população. A audiência foi um convite da Comissão de Obras, Habitação, Meio Ambiente, Urbanismo e Semae, do Legislativo.

“A reunião foi bem produtiva. Saímos daqui satisfeitos em poder esclarecer todo nosso processo de tratamento da água e deixar a população tranquila, enfatizando que estamos sempre à disposição”, afirma o diretor-geral.

Para manter a qualidade da água consumida pela população de Mogi das Cruzes, o Semae realiza uma média de 9 mil análises mensais. Estes procedimentos ocorrem nas estações de tratamento Centro e Leste, no Socorro, e também na rede de distribuição (que abrange todos os bairros), o que garante um produto livre de contaminação e dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação federal.

A autarquia mogiana (assim como outras companhias de saneamento do País) segue os parâmetros da Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que define os procedimentos de garantia da qualidade da água para o consumo humano.

"Fazemos um monitoramento em toda a cidade. Além disso, somos auditados pelas vigilâncias sanitárias do Município e do Estado, que também fazem análises e confrontam os resultados com os nossos", afirma Milena Forte, engenheira química e diretora do Departamento de Operações do Sistema de Água do Semae.

Da conta que é enviada aos consumidores, constam os parâmetros de qualidade analisados pela autarquia. Também é possível acompanhar os relatórios mensais que são disponibilizados no Portal da Transparência, no endereço http://www.transparenciasemae.pmmc.com.br/analise-de-qualidade-da-agua, com dados sobre cloro, turbidez e cor, entre outros, conforme exigido pela legislação.

Também participaram da audiência o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra; o encarregado do setor de Produção de Água, Flávio Alessandro de Oliveira; o técnico químico do laboratório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, Ivan Santos de Jesus, e o engenheiro ambiental Gabriel Souza Alves.

Por parte da Câmara, estiveram na reunião os vereadores Cuco Pereira (presidente da Comissão), Edson dos Santos, Caio Cunha, Sadao Sakai (presidente do Legislativo), Péricles Bauab, Diego de Amorim Martins, Mauro Araújo e Francimário Vieira Farofa. (Julio Nogueira)