Biblioteca Municipal

Cultura e Turismo

A Biblioteca Municipal está localizada no Centro Histórico da cidade, no segundo andar do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, próximo à Igreja Matriz, e ocupa a área mais ampla do prédio, com 322 metros quadrados. A biblioteca existe oficialmente desde 1948, sendo seu acervo variado para atender, principalmente, a pesquisas estudantis e empréstimo de livros de literatura a toda a população mogiana, disponibilizando prontamente todo tipo de conhecimento.

O local possui internet sem fio e quiosques com acesso a Internet onde os usuários podem fazer pesquisas e consultas. Oferece ainda publicações do município, como jornais e revistas, além de periódicos para leitura no local. Para a leitura, os frequentadores contam com um espaço mobiliado com sofás, mesas e cadeiras, além de uma área onde as pessoas podem se sentar e escutar, em estações de áudio em formato de luminárias pendentes, músicas de compositores mogianos. 
 
Aos que fazem pesquisas e trabalhos escolares, são mais de 20 mesas com cadeiras para estudo. O acervo é composto por mais de 35 mil títulos dos mais diversos segmentos, dentre eles literatura brasileira, estrangeira, infantil, biografias, almanaques, dicionários, história e contos de Mogi das Cruzes. Possui ainda em seu acervo diversos títulos em Braille, sistema de leitura por meio do tato, direcionado a portadores de necessidades visuais. 
 
O espaço infantil Mauricio de Souza foi pensado cuidadosamente para acolher as crianças dando-lhes conforto e segurança. É mobiliado com bancos pequenos, piso colorido em EVA, estantes baixas e disponibiliza centenas de títulos ente gibis, contos e histórias infantis, além de diversos jogos divertidos e educativos. Todas as quartas-feiras, às 9:00 e 15:00 h, o projeto “Era uma vez...” apresenta duas sessões de contação de histórias com profissionais capacitados, atendendo as escolas municipais através de agendamento, e também ao público espontâneo.
 
Catálogo Online da Biblioteca Pública “Benedicto Sérvulo de Sant'Anna”

Descrição:
O catálogo online é destinado à pesquisa de materiais bibliográficos contidos no acervo da biblioteca pública de Mogi das Cruzes.

Serviços oferecidos:
Pesquisas simples ou avançada por assunto, título da obra ou nome de autor.

Quem pode pesquisar:
Pesquisadores, educadores e comunidade em geral.

Serviços oferecidos para cadastrados à biblioteca (em breve):
Reservas, renovações, acesso ao histórico de empréstimos, configurações por área de interesse, dentre outros.

Link para acesso à biblioteca online: biblioteca.pmmc.com.br

ATENDIMENTO
  • Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360 (3º andar) - Centro
    CEP: 08710-180
    Mogi das Cruzes / SP
  • Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
  • biblioteca.cultura@pmmc.com.br
  • 4798-6986