Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM)

Cultura e Turismo

O Estúdio Municipal de Áudio e Música, o EMAM, nasce de diversos diálogos com a classe artística realizados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes através da Secretaria de Cultura. O estúdio possui 73,10m² de área construída, sendo dividido em 3 partes: Sala Técnica, Sala A de gravação e Sala B de gravação.

Todo o espaço possui ar condicionado e tratamento termo-acústico com paredes de tijolos maciços, revestidos com chapas duplas de drywall e isolamento interno de lã de rocha de 60mm. Todas as portas e visores são acústicos, com possibilidade de travamento de 60Dbs entre os ambientes.

O piso é formado por laje de concreto espessa, camada de taco de madeira, camada fina de resina emborrachada e piso laminado de madeira com 6mm de espessura. Todas as paredes das salas de gravação são anguladas e foram construídas respeitando as necessidades técnicas do projeto acústico, visando a quebra das ondas sonoras e a preservação da sonoridade natural do ambiente.

O forro de 3,00m de pé direito (altura do piso ao forro) é formado por diversas camadas: 1ª camada de drywall, 2ª camada de 20cm de ar, 3ª camada com Gaiola de Faraday, 4ª camada de drywall , 5ª camada com lã de rocha de 60mm e 6ª camada com manta plástica. Possui 08 difusores acústicos de madeira e feltro e tapetes que podem ser utilizados conforme necessidade das gravações.

Equipamentos

O EMAM foi equipando com o que há de mais moderno e avançado no mercado, visando atender a todas as necessidades específicas das produções áudio-fonográficas. Possui computador com processador I7, sistema de gravação ProTolls 11.0 com todas os pluggins instalados, interface de gravação Focusrite Saffire Pro40 e Behringer ADA-8200 que possibilitam a gravação simultânea de 16 canais individuais, além de diversos microfones australianos da marca Rode, alemães da marca AKG e americanos da marca Shure.

O sistema de monitoração da sala técnica é composto por monitores ativos Yamaha HS8 e fone de ouvido para o técnico AKG 240 e nas salas de gravações com sistemas individuais de fones AKG 44 através do Power Play Behringer HA-8000, possibilitando, em tempo real e sem latência (atraso), a utilização de 08 fones simultâneos.

Oferecerá ainda piano de 1/2 cauda Yamaha C3, cubo de guitarra Fender Frontman 212R, cubo de baixo Ampeg BA 115 e bateria Tama Série Especial.

O que pode ser gravado no EMAM

A arquitetura do EMAM atende as mais diversas possibilidades de gravações de áudio, desde produções individuais, gravando instrumento por instrumento ou até mesmo produções maiores como corais, bandas, grupos e outros.

O espaço oferece ainda a possibilidade de gravação ao vivo de diversos instrumentos, todos monitorados devido à possibilidade de captação de 16 canais simultâneos, além de ter uma sala separada para a captação de algo mais sensível, por exemplo, uma orquestra gravando na Sala A e o violinista solista gravando simultaneamente na Sala B.

Técnicos para Operação

O EMAM oferecerá às produções de áudio, dois técnicos qualificados e experientes nas áreas de gravação, edição, mixagem e masterização de áudio.

• Rua Coronel Souza Franco, 735 - Centro
    Mogi das Cruzes / SP