Abordagem Social faz nova ação de busca ativa a pessoas em situação de rua em parceria com a Saúde

Secretaria de Assistência Social

O foco da busca ativa desta quarta-feira foi o Terminal Central e a Praça Oswaldo Cruz

27 de março de 2024

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), realizou, na manhã desta quarta-feira (27/03), mais uma ação de abordagem a pessoas em situação de rua em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A busca ativa teve como foco o Terminal Central e Praça Oswaldo Cruz e culminou com o encaminhamento de cerca de 12 pessoas ao CAPS AD.

O encaminhamento ao CAPS AD é o principal objetivo da parceria, tendo em vista que cerca de 80% da população em situação de rua em Mogi das Cruzes faz uso abusivo de substâncias psicoativas. Porém a presença de um profissional da área da Saúde no momento da abordagem também se faz útil em outros casos que envolvem qualquer tipo de comprometimento de saúde, resultando em um atendimento mais qualificado e assertivo e também em um encaminhamento mais adequado, conforme cada caso.

A parceria foi firmada no último ano. O trabalho parte da definição dos trajetos e pontos a serem atendidos pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), conforme número de pessoas em situação de rua identificadas em cada endereço. Na sequência, os locais passam a ser visitados com recorrência. Vale lembrar que, além dos pontos mapeados, os atendimentos também são feitos com base em solicitações da população, que podem ser feitas pela população por meio do telefone  (11) 97096-0923.

O SEAS faz parte da rotina das equipes da Assistência Social, sempre com o intuito de retirar a pessoa da situação de risco e vulnerabilidade e permitir a retomada da autonomia, da dignidade e da qualidade de vida. O serviço é ofertado de forma contínua e programada. No atendimento à pessoa em situação de rua, o Serviço de Abordagem Social busca aproximar, identificar, apresentar o serviço, avaliar e fazer o encaminhamento mais adequado, conforme o caso.

A proposta de saída das ruas e os encaminhamentos realizados são construídos voluntariamente com as pessoas que estão nesta condição e podem resultar no retorno familiar, atendimento em serviços de saúde, retorno ao município de origem, acolhimento institucional ou orientação socioeducativa.

Quem identificar uma pessoa em situação de rua e condição de vulnerabilidade social e quiser acionar o serviço especializado em abordagem social pode abrir a solicitação durante toda a semana, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. O telefone é o (11) 9.7096-0923 (Whatsapp).

Outra forma de atendimento a pessoas em situação de rua na cidade é o serviço prestado no Centro POP, que é a unidade de referência para este público. Neste caso, é a pessoa que acessa o equipamento. O Centro POP faz uma triagem inicial, registra os dados da pessoa, escuta seus relatos e, a partir do que for informado, faz os devidos encaminhamentos. Trata-se de um equipamento da Proteção Social Especial de Média Complexidade, composto por uma equipe de assistentes sociais, psicólogos, agentes sociais e auxiliares de apoio administrativo.

O Centro POP fica na avenida José Benedito Braga, 496, no Mogilar e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além do trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, ele também oferta atividades que buscam o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos e, assim, a construção de novos projetos de vida.

Já o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas - CAPS-AD, para onde boa parte do público abordado é encaminhado, fica na rua Júlio Mobaid, 61, na Vila São Francisco. O telefone de contato é o 4722-3689.