Cidadãos já podem agendar atendimento na Secretaria de Planejamento pela internet

Secretaria de Urbanismo

25 de julho de 2017

Já está disponível no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes o link para os cidadãos e profissionais da área de construção agendarem o atendimento no Departamento de Licenciamento de Obras Particulares e na Divisão de Parcelamento do Solo, que fazem parte da Secretaria Municipal de Planejamento. A partir do dia 1º de agosto, o atendimento será realizado exclusivamente com dias e horários agendados. O objetivo da medida é oferecer suporte personalizado e, com isso, agilizar o andamento dos processos.

Clique para fazer o agendamento

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, o crescimento da cidade faz com que o volume de obras em projeto ou em andamento seja muito grande. Por causa disso, estão sendo adotadas medidas de modernização. Diariamente, os dois departamentos recebem uma média de 200 pessoas, das quais 130 são pessoas em buscas de informações e 70, profissionais como engenheiros e arquitetos.

“A tecnologia é uma ferramenta importante no processo de modernização e, por isso, optamos por este tipo de agendamento, que é fácil e rápido de ser feito”, explica Rodrigues. O link está disponível no site da Prefeitura e também pode ser acessado pela Carta de Serviços – lançada em janeiro deste ano e que concentra 540 opções de serviços públicos e 470 unidades municipais com localização exata no mapa, como escolas, postos de saúde, equipamentos de cultura, lazer e esporte, entre outros.

Ao clicar no agendamento, o cidadão pode escolher entre as opções certidões, comunique-se, comércio/serviços, condomínio horizontal/vertical (multirresidencial, misto, interesse social, comercial/serviços e industrial), desdobro, desmembramento ou remembramento, implantação de painel de publicidade (outdoor), industrial, institucional, laudo de capacidade de lotação, loteamento (análise/vistoria), residencial (unirresidencial), terraplenagem, drenagem e pavimentação, entre outros.

Rodrigues acrescenta que o atendimento personalizado facilitará a solução de dúvidas, perguntas e questionamentos referentes aos processos protolocados na secretaria, pois os técnicos já estarão com os papéis em mãos quando forem conversar com os cidadãos.

O Departamento de Licenciamento de Obras Particulares analisa projetos de construção de casas, condomínios, comércios, indústrias e escolas, entre outros, observando o cumprimento do Código Sanitário e as leis específicas para cada atividade. Já o Departamento de Uso de Ocupação do Solo verifica se a atividade se enquadra no zoneamento da área pretendida. (Marco Aurélio Sobreiro)