Eco Yoga e observação de pássaros levam bom público ao Parque Centenário no final de semana

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

19 de fevereiro de 2024

Dois projetos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal levaram um bom público ao Parque Centenário no final de semana. No sábado (17/2), a primeira edição do Projeto Passarinhada reuniu observadores de aves que contemplaram o Tiê-Sangue – típico da região. Já no domingo (18/2), o Projeto Eco Yoga reuniu pessoas que se interessam pela prática, unindo atividade física e contemplação do meio ambiente.

As duas ações são organizadas pelo Departamento de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal e contam com parceiros – o grupo Jacutinga, na observação de pássaros, e o grupo Natural Ser - Yoga na Natureza.

No caso da yoga, não é necessário fazer inscrições. Os interessados podem se dirigir ao Parque Centenário todos os domingos, das 9h às 10h, com roupas confortáveis e levando o tapete utilizado para a prática dos exercícios.

Já o Projeto Passarinhada terá outras edições, já definidas. A próxima acontecerá no dia 20 de abril, com a observação do Bicudinho do Brejo, no Brejinho, em Cezar de Souza, a partir das 8 horas. O encontro leva esse nome porque o pássaro é visto neste local. Porém, é importante lembrar que a espécie corre risco de extinção e tem observação muito difícil - portanto não existe a garantia de que o pássaro será efetivamente visto.

A participação é gratuita e, para se inscrever, basta acessar um link e preencher uma ficha com os dados pessoais. As inscrições serão abertas dias antes do evento e o anúncio será feito pela Prefeitura, em seus canais oficiais.

A programação inclui ainda, no dia 20 de julho, a observação do pássaro Pavó, no Cantos da Mata, às 8 horas. O último encontro da programação acontecerá no dia 14 de setembro, no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, sempre às 8 horas, com o observação do Tangará.

A iniciativa tem como objetivo oferecer opções de observação a pessoas que se interessam pela fauna local e, além disso, valorizar os espaços naturais existentes em Mogi das Cruzes onde é possível organizar eventos do tipo.