Ecopontos do Parque Olímpico e Jundiapeba passarão por teste de melhoria de fluxo nas próximas duas semanas

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

27 de fevereiro de 2024

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal realizará um teste de melhoria de fluxo de materiais nos ecopontos do Parque Olímpico e de Jundiapeba esta semana. Os dois equipamentos não receberão materiais da população nas próximas duas quintas-feiras (dias 29 de favereiro e 7 de março), mas funcionarão internamente com ações de limpeza e escoamento dos materiais com o apoio da empresa responsável pela coleta de lixo.

O objetivo da medida experimental é dinamizar a entrada de saída de materiais dos dois ecopontos e a quinta-feira foi escolhida porque é o dia com menor procura por parte dos cidadãos. Os equipamentos funcionarão normalmente nos demais dias – segunda, terça, quarta, sexta, sábado e domingo, das 8h às 18h. Caso o teste apresente resultados positivos e seja aprovada pelos cidadãos, poderá ser adotado como novo padrão de funcionamento dos equipamentos.

É importante lembrar que, atualmente, os ecopontos do Parque Olímpico e de Jundiapeba estão recebendo um volume maior de materiais, pois a unidade do Jardim Armênia passa por uma reforma, com o objetivo de oferecer melhores condições aos cidadãos e funcionários. O ecoponto do Parque Olímpico deve ser o próximo a receber esse serviço, dentro da programação de serviços da secretaria.

Além disso, um quarto ecoponto vem sendo construído atualmente, na avenida Ricieri José Marcatto, na esquina com a rua Capitão Arcílio Rizzi, e atenderá o distrito de Cezar de Souza.

Os Ecopontos funcionam das 8h às 18h e são locais de entrega voluntária de materiais recicláveis pelos cidadãos – e não para empresas. Eles complementam dois outros trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura, que são a coleta do material reciclável e as operações Cata-Tranqueira.

Eles recebem materiais como entulhos, vidros, papelão, ferro, embalagens, latas, garrafas pet, jornais, revistas e outros papéis, caixas de leite, tubos de pasta de dente, pneus, lixo eletrônico e outros produtos que, se jogados em qualquer lugar, podem causar enchentes, riscos à saúde e a contaminação do meio ambiente. Para o descarte de restos de material de construção, o limite máximo por pessoa será de 1 m³ por dia.

Após serem descartados nos ecopontos, os materiais são encaminhados à Central de Triagem da Vila São Francisco, onde são separados pelos cooperados e destinados para a reutilização.