Estado prorroga até 30 de junho prazo de vacinação contra febre aftosa

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

03 de junho de 2020

O governo do Estado de São Paulo prorrogou até 30 de junho a Campanha de Erradicação da Febre Aftosa. Devem ser vacinados os bovídeos, que são os bovinos e bubalinos (búfalos), de todas as idades. No mesmo período, também é obrigatória a imunização das fêmeas bovinas e bubalinas contra a brucelose. O prazo de entrega da declaração da vacinação da etapa de maio contra a febre aftosa e da comprovação de vacinação contra a brucelose foi estendido para 31 de julho – o procedimento de entrega é feito pelo sistema da Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave).

“Esta campanha de vacinação é importante para a saúde dos rebanhos, tanto no rebanho leiteiro quanto no de corte. É relevante que tenhamos animais com boa saúde e produtos de boa qualidade, mantendo alicerces mercadológicos”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo.

A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, informa também que “fica igualmente prorrogado para o dia 31 de julho de 2020 o prazo para a entrega do certificado de vacinação contra a brucelose e aftosa junto aos estabelecimentos de beneficiamento de leite ou produtos lácteos e entrepostos de leite, entre outros congêneres”.

A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória. Deixar de vacinar e de comunicar a vacinação são atitudes sujeitas a multas de 5 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps), o que dá R$ 138,05 por cabeça por deixar de vacinar, e 3 Ufesps (R$ 82,83 reais) por cabeça por deixar de comunicar. O valor de cada Ufesp é R$ 27,61.

As vacinas contra a febre aftosa são produzidas no Brasil e testadas pelos Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros), que são os laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Entrega da declaração
Devido à pandemia de Covid-19 e ao decreto da quarentena no Estado de São Paulo, os Escritórios de Defesa Agropecuária (EDA) não estão recebendo, por enquanto, a Declaração de Vacina contra a febre aftosa. Há alguns endereços na região do Alto Tietê (veja abaixo). (Julio Nogueira, com informações da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento)

Locais de entrega da Declaração de Vacina

Rações Barbosa
Avenida República, 704
Telefone: 4656-2745

Para acessar o sistema da Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), clique aqui: https://gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br/

Caso o email do produtor não tenha sido cadastrado, será necessário imprimir o REQUERIMENTO DE ACESSO, preenchê-lo com um email válido (do produtor ou de amigo/parente/veterinário), assinar e escanear, juntamente com documento pessoal (RG/CPF) e encaminhar para os e-mails: giancarlo@cda.sp.gov.br; cadsantos@cda.sp.gov.br; clovis.santos@cda.sp.gov.br; lucia.oliveira@cda.sp.gov.br; para que se faça a atualização e o interessado receba sua nova senha no email informado.