Fundo Social inicia segunda turma do Projeto Chefs Notáveis, em parceria com a Apae

Fundo Social

22 de agosto de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes iniciou nesta terça-feira (22/08), na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a segunda turma do Projeto Chefs Notáveis, agora com jovens a partir de 17 anos e caráter profissionalizante. Na primeira aula, o grupo mostrou muito interesse e dedicação no preparo do “Ratatouille”, um clássico da culinária francesa feito à base de legumes e especiarias.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, fez questão de saudar a nova turma e desejar boa sorte no curso. “Espero que vocês aproveitem muito e possam utilizar esse conhecimento na vida de vocês”, afirmou ela, que aprovou a receita preparada com a coordenação da professora Luriana Toledo, colaborada da Prefeitura de Mogi das Cruzes e ex-participante do Programa Master Chef. Luriana escolheu esse prato para ensinar os diferentes cortes para os legumes, que serão praticados nos próximos encontros.

O novo grupo é formado por 15 alunos com idade a partir de 17 anos, que terão pela frente sete aulas de culinária básica – cinco de pratos salgados diversos e duas de doces. Ao final, os jovens receberão certificado, apostila informativa e ainda participarão de um jantar de formatura, como aconteceu com a primeira turma, no último mês de julho. “Foi um evento maravilhoso e a nossa proposta é repetir a dose com os novos alunos”, garantiu Karin.

A inspiração para implantação do Projeto Chefs Notáveis veio do Instituto Chefs Especiais, escola com cursos de gastronomia para portadores da Síndrome de Dow, que realiza jantares temáticos beneficentes na Capital. Em Mogi das Cruzes, a Apae possui um currículo funcional, com aulas básicas para o dia a dia, mas o projeto do Fundo Social amplia esses conhecimentos com técnicas diversas de culinária, além de estimular a independência e autonomia dos jovens. “Estou adorando! Eu já cozinho em casa, faço arroz, feijão, lasanha, mas agora vou aprender novas receitas ao lado dos meus amigos”, comemorou a aluna Estela de Matos Correia, de 22 anos.