Inscrições abertas para quatro novas turmas do curso de Educadores Ambientais Locais

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

26 de março de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Curso de Educadores Ambientais, lançado em 2021 pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, será retomado este ano e terá quatro turmas, com um total de 200 vagas, abordando o tema “Mudanças Climáticas”. As inscrições para as quatro turmas já estão abertas. São 50 vagas para cada e os interessados podem se inscrever até o dia 11 de abril, preenchendo um formulário online (clique aqui) ou pessoalmente na sede da secretaria (rua Brás Cubas, 470, Centro). O telefone para mais informações é o 4798-5962.

Clique no final da página para acessar o edital completo (em PDF)

As turmas atenderão moradores de Cezar de Souza (com formação entre 15 e 19 de abril), Sabaúna (entre 20 e 24 de maio), Centro (entre 24 e 28 de junho) e Jundiapeba (entre 15 e 19 de julho). O curso é gratuito e a formação será dada pelos profissionais e técnicos do Departamento de Educação Ambiental e Sociedades Sustentáveis da secretaria. Os requisitos para participar do curso são possuir comprovante de endereço atualizado em seu nome ou de seus responsáveis, além de idade mínima de 16 anos. 

O conteúdo do curso prevê a abordagem de temas como “Educação Ambiental”, “Mudanças Climáticas”, “Justiça Climática”, “Enfrentamento da Crise Climática” e “Construção Coletiva de Propósito e de Enfrentamento da Crise Climática”. O objetivo é contribuir para a formação da população sobre a compreensão e enfrentamento das mudanças climáticas, transformando os educadores ambientais em multiplicadores dos conhecimentos recebidos durante a formação. As formações acontecerão sempre das 18h às 21h, nos próprios bairros, em locais que serão informados aos inscritos.

Balanço positivo    

Lançado em 2021, o curso de Educadores Ambientais Locais e foi organizado em três grandes edições, com a primeira voltada para as Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM). A segunda edição teve como tema ‘Cidade” e a terceira abrangeu toda a área próxima à Serra do Itapeti.

No total, foram certificadas 126 pessoas - os participantes com frequência igual ou superior a 80% recebem diplomas emitidos pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Após a formação, vários educadores ambientais realizaram ações voltadas à preservação em seus bairros, como iniciativas de reciclagem e plantio de hortas comunitárias, entre outras.