Melhorias na segurança no trânsito e prevenção de acidentes são tema de capacitação

Secretaria de Mobilidade Urbana

13 de julho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, participou nesta quinta e sexta-feira (12 e 13/07) de uma capacitação de promovida pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. O curso aborda ações para melhoria da segurança viária e prevenção de acidentes. A atividade aconteceu na sede da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), na Capital.

Na quinta-feira (12/07), o tema foi Capacitação em Desenho de Ruas Seguras, com a realização de aula prática. Durante a capacitação, foi feita a aplicação de conteúdo a partir da análise de trechos de vias sob a ótica da segurança viária. O objetivo foi de que os participantes propusessem medidas para um desenho viário seguro e entendessem as implicações reais que cada medida poderia produzir no ambiente viário.

Já nesta sexta-feira (13/07), o tema foi Resolução de Conflitos e Negociação, com a participação de Denilde Holzhacker, doutora em Ciências Políticas pela USP, professora visitante no Bentley University (EUA) e docente titular do curso de RI da ESPM. A atividade teve como objetivo oferecer métodos e ferramentas para identificação dos tipos de conflitos nas relações de trabalho e proporcionar o aprendizado de aplicação de técnicas de negociação e resolução de conflitos. A aula também integram conceitos e práticas de negociação presentes em diversos tipos de ambientes e atores envolvidos, com foco no âmbito da gestão pública.

“A capacitação dos gestores públicos é uma importante troca de experiências e de conhecimento na busca por uma cidade com trânsito mais seguro para todos, pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas”, destacou o secretário, que, na quinta-feira, esteve acompanhado do diretor de Infrações da SMT, Júlio Augusto Ferreira, e do coordenador do Grupo Técnico, Gérson de Faria Melo.

A formação do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito começou em março e é voltada para gestores e técnicos dos municípios conveniados ao programa. Ela é dividida em dois módulos e totalizam 80 horas. Entre os temas abordados estão a promoção de liderança, planejamento estratégico, gestão de conflitos e gestão da segurança viária. (Luiz Maritan)