Mogi das Cruzes avança em concorrência de recursos internacionais para redução de impacto das mudanças climáticas

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

09 de fevereiro de 2024

Mogi das Cruzes foi uma das cidades selecionadas na COP28 para concorrer a receber recursos técnicos e financeiros no valor de até 150 mil dólares para realizar projetos liderados por jovens, com o objetivo de reduzir os impactos das mudanças climáticas. Nesta sexta-feira (09/02),  a cidade avançou em mais uma etapa.

No Estúdio de Inovação dos Prefeitos, realizado durante a COP28 em Dubai, no final de 2023, Mogi das Cruzes foi convidada a participar de uma seletiva para acessar recursos do Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies. O fundo fornecerá assistência técnica e financiamento no valor de até 150 mil dólares para projetar, produzir e governar soluções climáticas urgentes.

Nesta sexta-feira (09/02), o município participou de um seminário online com representantes de várias cidades do mundo, como Borongan (Filipinas), Lejre e Copenhague(Dinamarca), Mendonza e Rosário (Argentina) e Bulawayo (Zimbábue), para receber mais detalhes sobre os próximos passos da seletiva.

"Educar e orientar a nova geração para agir contra as mudanças climáticas é crucial para assegurar um futuro mais sustentável para todos. Esta iniciativa oferece uma oportunidade valiosa para que os jovens de Mogi das Cruzes possam contribuir significativamente para os esforços de mitigação dos impactos da mudanças climáticas e, principalmente, entender de maneira prática como eles podem contribuir em nossa cidade," disse o prefeito Caio Cunha.

O Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies tem o objetivo de envolver jovens entre 15 e 24 anos no desenvolvimento, produção e governança de soluções climáticas urgentes, focando em projetos que abordem desafios climáticos locais. O Fundo oferece assistência técnica e financiamento a prefeitos ao redor do mundo para apoiar essas iniciativas. Lançado no contexto da Cúpula de Ação Climática Local COP28 em 2023, busca avançar no progresso climático global e local, fornecendo novas ferramentas para que prefeitos engajem jovens na resolução de problemas climáticos e na formulação de políticas.

As próximas etapas incluem a apresentação de um projeto detalhado até o final de fevereiro, e os resultados das cidades selecionadas serão anunciados durante o mês de março; os recursos devem ser liberados a partir de abril.