Participa Mogi lança consulta pública que vai escolher a ave símbolo do Projeto Passarinhada

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

14 de março de 2024

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal lançou, com o apoio do Programa Participa Mogi, uma consulta pública para que a população defina a ave que representará o Projeto Passarinhada – uma série de encontros de observação de aves típicas promovido pela pasta. A votação pode ser feita por um link do Participa Mogi (clique aqui) ou pelo aplicativo Colab.

Estão concorrendo as aves Araponga (Procnias nudicollis), Beija-flor-cinza (Aphantochroa cirrochloris), Bicudinho-do-brejo-paulistaI (Formicivora paludicola), Caboclinho (Sporophila bouvreuil), Coruja-buraqueira (Athene cunicularia), Maritaca (Psittacara leucophthalmus) e Tangará (Chiroxiphia caudata).

O objetivo do Projeto Passarinhada é estimular a população a observar a fauna local, registrando a presença de aves por meio de fotos e conhecendo a diversidade biológica de Mogi das Cruzes, o que contribui para a conservação ambiental, a preservação da fauna e do ecossistema.

O Departamento de Educação Ambiental e Sociedades Sustentáveis, responsável pelo projeto em parceria com o grupo Jacutinga, elaborou uma programação para todo o ano, dividida em quatro encontros, cada um com pássaros típicos dos locais escolhidos para a observação.

O primeiro aconteceu no dia 17 de fevereiro, no Parque Centenário da Imigração Japonesa, com o nome de “Tiê-Sangue”. Já no dia 20 de abril, ocorrerá a observação do “Bicudinho do Brejo”, no Brejinho, em Cezar de Souza, a partir das 8 horas. O encontro leva esse nome porque o pássaro é visto neste local. Porém, é importante lembrar que a espécie corre risco de extinção e tem observação muito difícil - portanto não existe a garantia de que o pássaro será efetivamente visto.

No dia 20 de julho, a observação ocorrerá no Cantos da Mata, às 8 horas, com o nome “Pavó”. O último encontro da programação será o “Tangará”, dia 14 de setembro, no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, sempre às 8 horas.

A participação é gratuita e, para se inscrever, basta acessar um link e preencher uma ficha com os dados pessoais. As inscrições serão abertas dias antes dos eventos e o anúncio oficial será feito pela Prefeitura, por seus canais oficiais.