Prefeitura inaugura primeiro Play Pet de Mogi das Cruzes neste domingo, dia 3 de março

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

29 de fevereiro de 2024

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vai inaugurar neste domingo (3/3), às 10 horas, o primeiro Play Pet da cidade, um playground para cães que estimula a saúde física e mental dos animais. A novidade será instalada na Praça Assumpção Ramirez Eroles, conhecida como Praça do Habib’s, e é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal e a empresa Outdog, que doará o Play Pet para a cidade sem nenhum custo para o município.

Os play pets são estruturas que podem ser formadas por diversos módulos, como rampas, túneis, pneus e gangorras. Eles proporcionam liberdade aos animais, que não usam coleiras quando estão nos espaços. As atividades no play pet reduzem a agressividade, aumentam a socialização e diminuem a ansiedade excessiva.

A Praça Assumpção Ramirez Eroles foi escolhida para receber o primeiro play pet de Mogi das Cruzes por ser um ponto onde vários tutores levam seus animais para correr e se divertir. A Secretaria do Meio Ambiente está estudando a instalação de outros play pets no município.

Regras para a utilização do play pet:

– Não é permitido deixar os cachorros sozinhos dentro do Play Pet
– Não é permitida a entrada de filhotes com menos de 6 meses
– Todos os cães devem estar acompanhados por um responsável maior de idade no local
– Todos os cachorros devem estar vacinados, com o controle de pulgas e carrapatos em dia
– Para cães das raças Pit Bull, Mastim Napolitano, Rottweiler, Dobermann e Bull Terrier é obrigatório o uso de focinheira
– As fezes dos animais devem ser recolhidas em sacos plásticos

Feira de adoção

Além da inauguração do primeiro Play Pet de Mogi das Cruzes, a Coordenadoria de Bem Estar Animal, ligada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, realizará neste domingo (3/3), das 10h às 14h, mais uma edição do Evento de Adoção com Passeio Animal. O evento também ocorrerá na Praça Assumpção Ramirez Eroles, a Praça do Habib’s.

Podem ser adotados cães e gatos, filhotes e adultos, que estão à espera de um novo lar definitivo. Todos os animais disponíveis para adoção já estão castrados, vacinados, vermifugados, microchipados e com os principais exames realizados. Para adotar um animal é necessário apresentar RG ou CPF, levar comprovante de residência, assinar um termo de responsabilidade e garantir os cuidados com o pet.

O Nubea recomenda que as famílias que desejarem adotar gatos tragam caixa para transporte, o que garante mais segurança no trajeto para casa. É importante que a casa esteja adaptada com redes de proteção e isolamento de rotas de fuga. Tanto para os gatos como para os cães, é fundamental que os tutores preparem o ambiente familiar para o acolhimento e melhor adaptação dos pets, como local para dormir, para alimentação e espaço para higiene.