Primeiro dia da Semana do Trânsito tem ações em cruzamentos, escolas e com motociclistas

Secretaria de Mobilidade Urbana

18 de setembro de 2018

As atividades da Semana Nacional de Trânsito em Mogi das Cruzes começaram nesta terça-feira (18/09), com ações de sinalização, orientação e educação para o trânsito desenvolvidas em diversas regiões da cidade. O trabalho contou com intervenções em cruzamentos e faixas para pedestres, além do Projeto Escola, desenvolvido no núcleo Braz Cubas, e da Operação Cavalo de Aço, voltada a motociclistas e feita em parceria com a Polícia Militar.

As orientações aconteceram em sete cruzamentos da cidade. Faixas com dizeres educativos foram apresentadas para os motoristas e os condutores que cumpriam as normas de trânsito receberam dos agentes municipais a Multa Legal, um reconhecimento pela colaboração por um trânsito melhor.

As ações aconteceram nos cruzamentos da avenida Francisco Ferreira Lopes com as ruas Roberto Nobuo Sato e Schwartzmann, da avenida Francisco Rodrigues Filho com a rua Oito de Junho, da avenida Vereador Narciso Yague Guimarães com a avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, da rua José Bonifácio com a rua Major Arouche de Toledo e da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco com as ruas Braz Cubas e Presidente Campos Salles. Estes locais também receberam uma sinalização especial nas faixas para pedestres, com a legenda “Olhe” e uma seta apontando o sentido de onde o fluxo de veículos vem.

“A receptividade da população às ações está sendo bastante positiva, com grande participação. Estas atividades reforçam junto à população a importância de um comportamento seguro no trânsito, além de reconhecer quem está cumprindo as regras, como o caso da Multa Legal”, destacou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, que acompanhou as ações.

Outra atividade de destaque nesta terça-feira foi o Projeto Escola, realizado na escola municipal Maria Aparecida de Faria, no distrito de Braz Cubas. Os alunos participaram de palestras com agentes municipais de trânsito e receberam orientações na estrutura da Escola Mirim de Trânsito, que foi montada no pátio.

A unidade de ensino faz parte do primeiro núcleo que está recebendo o projeto, que também abrange a escola municipal Professora Maria Luíza Menezes da Fonseca e a escola estadual Engenheiro Cláudio Abrahão. Cerca de 1,9 mil alunos serão atendidos durante toda a semana.

A região das escolas também receberão melhorias na sinalização para ampliar a segurança dos alunos, pedestres e motoristas que circulam pelo local. O trabalho de sinalização também será acompanhado pelos estudantes.

“O Projeto Escola é um diferencial no trabalho realizado em busca da segurança viária e a participação das diretoras das unidades, da Secretaria de Educação e da Diretoria Regional de Ensino tem sido muito importante”, disse José Luiz.

Operação Cavalo de Aço

Os motociclistas também tiveram uma ação específica neste primeiro dia de atividades da Semana Nacional do Trânsito, com a Operação Cavalo de Aço, realizada em conjunto por funcionários Secretaria Municipal de Transportes, agentes municipais de trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar. Os condutores parados pela ação foram orientados sobre legislação, condições do veículo, conduta, entre outras questões.

Pela manhã, o trabalho foi realizado nos bairros do Mogilar, Mogi Moderno, Ponte Grande e Jundiapeba. Os motociclistas também receberam materiais informativos sobre comportamento seguro no trânsito.

As ações da Semana Nacional do Trânsito prosseguem até o dia 25 de setembro, com diversas atividades. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5142. (Luiz Maritan)