Projeto Passarinhada fecha inscrições para primeiro encontro; agenda vai até setembro

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

06 de fevereiro de 2024

O Projeto Passarinhada, que será realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal a partir deste mês, teve grande procura por parte dos mogianos e fechou a primeira turma com 74 inscritos. Eles participarão do encontro que será realizado no dia 17 de fevereiro, a partir das 8 horas, no Parque Centenário da Imigração Japonesa, com o nome de “Tiê-Sangue” – pássaro típico da região.

Os interessados, porém, podem participar dos próximos encontros. No dia 20 de abril, ocorrerá a observação do “Bicudinho do Brejo”, no Brejinho, em Cezar de Souza, também a partir das 8 horas. O encontro leva esse nome porque o pássaro é visto neste local. Porém, é importante lembrar que a espécie corre risco de extinção e tem observação muito difícil - portanto não existe a garantia de que o pássaro será efetivamente visto.

No dia 20 de julho, a observação ocorrerá no Cantos da Mata, às 8 horas, com o nome “Pavó”. O último encontro da programação será o “Tangará”, dia 14 de setembro, no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, sempre às 8 horas.

A participação é gratuita e, para se inscrever, basta acessar um link e preencher uma ficha com os dados pessoais. As inscrições serão abertas dias antes dos eventos e o anúncio oficial será feito pela Prefeitura, por seus canais oficiais.

A iniciativa tem como objetivo oferecer opções de observação a pessoas que se interessam pela fauna local e, além disso, valorizar os espaços naturais existentes em Mogi das Cruzes onde é possível organizar eventos do tipo. O Departamento de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal é responsável pelo projeto, em parceria com o grupo Jacutinga.