Quarta turma do projeto Chefs Notáveis terá aula inaugural nesta terça-feira

Fundo Social

20 de agosto de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes dará início, às 14h desta terça-feira (21/08), a mais uma turma do projeto Chefs Notáveis. Esta será a quarta turma da iniciativa, que tem por objetivo promover a socialização, o resgate da autoestima e também a capacitação profissional, por meio do ensino da gastronomia.

O Chefs Notáveis já formou duas turmas da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em 2017, quando foi criado, e uma da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Jovita Franco Arouche, em junho deste ano. Até o momento, são 36 formados pelo projeto.

A segunda turma de 2018, assim como a primeira, será composta por alunos da Emesp, que foi a unidade escolhida para dar continuidade ao projeto neste ano. A chef Luriana Toeldo, que é parceira do Chefs Notáveis desde sua criação, estará mais uma vez coordenando as aulas e ensinando aos alunos técnicas básicas de culinária e manipulação de alimentos. Serão sete aulas no total, sendo cinco com Luriana e mais duas de doces e brigadeiros artesanais, comandadas pela professora Sheyla Reis.

A segunda turma da Emesp é composta por 18 alunos, com idades que variam entre 16 e 66 anos. As aulas acontecerão todas as terças-feiras, das 14h às 16h30, nas dependências da própria escola e, ao término do curso, todos os participantes receberão certificados de conclusão.

O projeto Chefs Notáveis teve como inspiração o Instituto Chefs Especiais, uma escola com cursos de gastronomia para portadores da Síndrome de Down, que realiza jantares temáticos beneficentes na Capital.

A iniciativa visa mostrar que, se respeitadas e estimuladas, todas as pessoas podem desenvolver habilidades e conquistar independência nos âmbitos social, de lazer e de trabalho.

A Emesp oferece atendimento pedagógico especializado, além de suporte nas áreas de pediatria, odontologia, psicologia, fonoaudiologia, neurologia e fisioterapia. 

A unidade atende portadores de deficiência física e intelectual e é referência no atendimento a autistas. O trabalho engloba a Educação Especial Exclusiva (EEE) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado no contraturno das aulas. 

A Emesp Jovita Franco Arouche fica na rua José D Carlo, 85, na Vila Lavínia. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143. (Lívia de Sá)