Secretário apresenta ações voltadas à segurança viária em evento no Vale do Paraíba

Secretaria de Mobilidade Urbana

19 de agosto de 2019

O secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, participará nesta terça-feira (20/08), do 1º Encontro de Educação para o Trânsito do Vale do Paraíba, promovido pela Superintendência do Detran na região e pela Polícia Rodoviária Federal. Ele fará a apresentação das ações desenvolvidas por Mogi das Cruzes para diminuir os índices de acidentes e mortes no trânsito. O evento acontecerá na cidade de Aparecida.

“Em Mogi das Cruzes, é realizado um trabalho integrado, com ações de educação para o trânsito, fiscalização, sinalização e engenharia. As ações acontecem com a participação dos órgãos que atuam diretamente na questão do trânsito, no Comitê Municipal de Segurança Viária”, destacou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

O secretário lembrou que a Prefeitura vem desenvolvendo uma série de ações de Educação para o Trânsito. Em todas as edições do programa Bairro Feliz, por exemplo, a Escola Mirim de Trânsito realiza ações voltadas ao atendimento das crianças. Além disso, durante o mês de maio, foram desenvolvidas ações educativas do Movimento Maio Amarelo que impactaram cerca de 200 mil pessoas, direta ou indiretamente.

Outra ação importante é o Projeto Escola, que neste ano atenderá a região da avenida Kaoru Hiramatsu, beneficiando cerca de 1,5 mil alunos do Cempre Vereador Ivan Nunes Siqueira, da Creche Jesus Bom Pastor, do CEI Doce Lar e do CEI Solzinho Feliz.  A iniciativa desenvolve ações voltadas à educação para o trânsito e melhoria da segurança viária em unidades de ensino e no entorno, inclusive com melhorias de sinalização e ações de engenharia de tráfego.

Além das ações voltadas à educação para o trânsito, a Prefeitura realiza serviços de engenharia de tráfego buscando a melhoria na segurança viária. Estão em andamento os serviços de implantação de 300 rampas de acessibilidade em toda a cidade,15 lombofaixas,30 lombadas e 1.000 metros quadrados de readequações geométricas. Os locais beneficiados foram definidos após estudos desenvolvidos pela SMT, que também contaram com a participação da comunidade.

A sinalização de trânsito também está com um pacote de ações em andamento e que foi iniciado por vias do distrito de Cezar de Souza e continua em direção à região central da cidade. Nesta etapa, estão sendo beneficiadas as avenidas Nilo Marcatto, Nellusco Lourenço Boratto, Dante Jordão Stoppa, João XXIII, Vereador Narciso Yague Guimarães e as ruas Doutor Ricardo Vilela, Doutor Correa, José Bonifácio, Voluntário Fernando Pinheiro Franco, Ipiranga, Coronel Cardoso de Siqueira e dos Brincos de Princesa.

Outro trabalho de destaque é o de sinalização que está abrange 76 quilômetros de ruas e avenidas, dentro de um convênio com o Detran. As vias que estão recebendo estes serviços foram definidas de acordo com estudos referentes a acidentes com vítimas. Entre as vias beneficiadas estão toda a extensão da Via Perimetral e as avenidas Francisco Rodrigues Filho, Francisco Ferreira Lopes e Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira. O convênio com o Detran também prevê 58 rampas acessíveis, 3 cruzamentos semaforizados, 45 travessias iluminadas, lombofaixa e readequação geométrica em vias. (Luiz Maritan)