Virada Cultural Paulista 2018 de Mogi das Cruzes começa às 18h deste sábado

Secretaria de Cultura

09 de novembro de 2018
Acessibilidade

Neste sábado (10/11), a partir das 18 horas, acontecerá a abertura oficial da 11ª edição municipal da Virada Cultural Paulista. O evento, que se estende até o fim da tarde do domingo (11/11), vai reunir um total de 39 atrações, de segmentos como música, teatro, dança, artesanato, gastronomia e economia criativa, todos com entrada gratuita.

Veja a programação completa

Como já é tradicional, a abertura acontecerá no Theatro Vasques e contará com a presença do secretário de Estado da Cultura, Romildo Campello. Quem sobe ao palco durante a abertura é a Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, ao lado da cantora mogiana Aline Chiaradia.

Na sequência, apresentam-se no Vasques a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes (22h) o Grupo de Cultura Ousadia (21h30). Já no domingo, o Theatro oferece às 11h o teatro infantil “A Cigarra e a Formiga”, da Cia. Tearts.

No palco da Avenida Cívica, a programação do sábado também começa às 18 horas e começa com a apresentação de artistas locais - Big Charles Band (18h) e Brenô (19h30). Já a partir das 21 horas, têm início os shows das atrações trazidas pelo Governo do Estado, que são: Helião RZO (21h), Marcelo Jeneci (22h30) e Rincon Sapiência (23h59).

No Largo do Rosário, onde estará montado o palco rock/reggae, a programação começa às 19h e reúne um total de dez bandas. No sábado, apresentam-se Falso Vetor, Felipe Cárceles e Banda, Inversa, Colettive, Bruxos Modernos e Baixo Clero. Já no domingo, a partir das 11 horas, os shows ficam por conta da Escola Herança Cultural (Vozes do Berimbau), Akatu, DK5 e Banda Raiz Brasil. Esta última fecha oficialmente o palco, com show às 17h.

No Centro Cultural, a programação seguirá os mesmos horários do palco rock, porém as atrações serão mais variadas, incluindo música, dança e teatro. No segmento musical, haverá diversidade de estilos, com apresentações de rap, samba, MPB e sertanejo. No sábado, os artistas que se apresentam são Acme Sam, a banda Supernova, Luiz Claudio e Banda, Valéria Custódio. Na madrugada de domingo, à 1h30, haverá uma intervenção de dança, da categoria pole dance, coordenada por Amanda Pursino.

Já no domingo, a agenda do Centro Cultural começa às 13 horas, com a apresentação do teatro infantil “Espelho - O Gatinho”, da Cia. Radiophônica, segue às 15h, com a apresentação do Trio Casa Brasileira e se encerra às 17h, com Kinjo tocando música autoral no gênero MPB.

A partir das 13 horas do sábado, o piso térreo do Centro Cultural estará ocupado por mais uma edição do Mercado Móbile, evento que reúne empreendedores locais, para a exposição e venda de produtos artesanais. A iniciativa também estimula o consumo consciente e a economia criativa. No sábado, o Mercado Móbile funciona até às 21h e, no domingo, vai das 11h às 18h.

Além disso, a Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, em frente ao Centro Cultural, receberá nas manhãs de sábado e domingo aulas de yoga e meditação. São, ao todo, quatro intervenções, entre as 10h e as 11h40.

Das 10h às 19h tanto do sábado como do domingo, os veganos ou pessoas que queiram conhecer um pouco mais sobre veganismo podem conferir o 1º Festival Vegano de Mogi das Cruzes, que estará montado no salão paroquial da Catedral de Sant´Anna (Igreja Matriz).

Já o Largo Bom Jesus será o palco da música eletrônica, com new discotech e connection music das 22h às 5h e, no domingo, o Flashback na Virada, com o DJ Pantera, das 13h às 17h.

A Virada Cultural Paulista 2018 de Mogi das Cruzes tem um total de 240 artistas envolvidos. O evento requereu investimento de aproximadamente R$ 100 mil. (Lívia de Sá)