Prefeitura de Mogi das Cruzes instala 150 novas lâmpadas LED no Parque São Martinho

Secretaria de Infraestrutura Urbana

09 de maio de 2024

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana, iniciou a instalação de 150 novas lâmpadas modelo LED no Parque São Martinho. A ação faz parte do processo de modernização da rede iluminação pública na cidade.

“Nossa gestão é voltada para as pessoas e trabalha para que os cidadãos tenham mais qualidade de vida. E a modernização da iluminação pública, com a instalação de lâmpadas LED, é um dos nossos objetivos desde que assumimos a administração do município. Uma iluminação pública mais eficiente significa mais segurança para as pessoas, para o comércio e para os motoristas, além de valorização dos bairros. Vamos avançar de forma contínua, este é um compromisso com Mogi das Cruzes”, comenta o prefeito Caio Cunha.

A substituição é gradativa e contínua na cidade; esta modernização é importante para aumentar a segurança e a visibilidade, além de trazer economia de energia, com baixo impacto ambiental. Uma das medidas para isso é substituir as lâmpadas convencionais, à base de mercúrio por modelos LED. Mais de 7 mil delas foram instaladas nos últimos três anos.

Neste período já foram beneficiadas as principais avenidas do Mogilar, do Centro, Braz Cubas, Rodeio, Vila Oliveira, Socorro, Bertioguinha, Ponte Grande e Vila Rubens. Os Jardins Piatã 1 e 2, além do distrito de Jundiapeba, também receberam as novas lâmpadas LED.

A modernização do parque de iluminação pública de Mogi das Cruzes é feita com recursos próprios e também com parcerias entre a Prefeitura e a EDP. A cidade foi contemplada em Chamadas Públicas de Eficiência Energética da EDP, que são reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nestes casos, o município recebe as luminárias e, como contrapartida, realiza o trabalho de instalação – que é executado pela empresa contratada para realizar a manutenção da rede.

Eficiência e economia

O lâmpada LED é mais eficiente no que se refere à iluminação e segurança pública, além de garantir redução no 50% consumo de energia e ter uma duração cinco vezes maior do que os modelos convencionais. Um detalhe que chama a atenção é a precisão que a iluminação com LEDs proporciona na identificação de imagens captadas por câmeras de segurança. As lâmpadas de vapor de sódio proporcionam imagens amareladas, que podem alterar a coloração de roupas e veículos, por exemplo. Já as luminárias LED, por garantirem uma iluminação branca, permitem a visualização mais fiel das cores captadas pelos sistemas de vigilância.