Bertaiolli abre encontro de entidades de previdência própria no Cemforpe

Instituto de Previdência Municipal

15 de julho de 2010
Bertaiolli lembrou que o debate sobre a previdência social é mundial e destacou a importância de encontros como o da Apeprem, que fortalecem o setor

O prefeito Marco Bertaiolli abriu o 25º Encontro Regional da Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (Apeprem), nesta quinta-feira (15/07) pela manhã, no Cemforpe. O evento prossegue até sexta-feira (16/07) e vai discutir assuntos de interesses das 133 entidades associadas, com palestras sobre temas como "Concessão de Benefícios", "Reabilitação e Readaptação no Serviço Público" e "Funcionamento dos Regimes Próprios de Previdência Social".

"Quando falamos sobre previdência social, existe uma linha tênue entre administrar o presente e resguardar o futuro. E esse assunto é um desafio não apenas para Mogi das Cruzes e para o Brasil, mas para todo o mundo, já que vários países vêm discutindo esse tema atualmente. Encontros como este são importantes para debater o fortalecimento de entidades de previdência, como o Iprem, e garantir que esta linha tênue não se rompa", afirmou Bertaiolli, ao lado do vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira.

Criado pela Lei Complementar nº 35, de 5 de julho de 2005, o Iprem reúne atualmente 3.019 servidores públicos ativos e inativos da Prefeitura, Câmara, Semae e do próprio Iprem. O diretor-superintendente Paulo Vicentino, lembra que o instituto, assim como as demais entidades do tipo, segue um conjunto de normais rigorosas definidas pelo Ministério da Previdência, amparadas em legislação específica.

Mogi das Cruzes possui, por exemplo, seu Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) vigente, o que significa o cumprimento um conjunto de 33 exigências estabelecidas pelo Ministério da Previdência. Entre elas, estão o demonstrativo da política de investimentos, aplicações financeiras de acordo com as resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN), acesso dos segurados às informações do regime, equilíbrio fiscal e atendimento ao auditor fiscal.

Outra exigência que o Iprem cumpre é a formação técnica de um de seus funcionários para a aplicação dos recursos. Esta capacitação é feita por meio de um curso ministrado pela Associação Nacional de Bancos de Investimento (Anbid), que assegura a habilidade técnica para realizar as aplicações financeiras necessárias ao Instituto. (MAS)