Iprem realiza 5ª Assembléia Geral Anual na próxima terça-feira, dia 22

Instituto de Previdência Municipal

15 de junho de 2010
facebook whatsapp
Acessibilidade
Evento acontecerá no bloco didático do Cemforpe e será aberto aos funcionários públicos municipais atendidos pelo regime próprio de previdência de Mogi

O Instituto de Previdência Municipal (Iprem) de Mogi das Cruzes realizará no dia 22 de junho, no bloco didático do Cemforpe, sua 5ª Assembléia Geral Anual, na qual será feita a prestação de contas do exercício de 2009. O evento será aberto aos funcionários públicos atendidos pelo regime próprio de previdência e cumpre uma determinação legal que prevê a divulgação de informações sobre o sistema, como, por exemplo, aplicações, demonstrativos de resultados e de equilíbrio financeiro.

O diretor-superintendente do Iprem, Paulo Vicentino, lembra que o instuto foi criado em 2005 e, desde então, anualmente ocorrem assembléias para a divulgação destes dados. Atualmente, 2.047 servidores da Prefeitura, Semae e Câmara fazem parte do regime próprio de previdência municipal, além de 914 aposentados e pensionistas. "Todos estão convidados a participar da assembléia, onde será apresentado todo o balanço das atividades do Iprem no exercício de 2009", afirma Vicentino.

Ele lembra que o Iprem, assim como as demais entidades do tipo, segue um conjunto de normais rigorosas definidas pelo Ministério da Previdência, amparadas em legislação específica. Mogi das Cruzes possui, por exemplo, seu Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) vigente, o que significa o cumprimento um conjunto de 33 exigências estabelecidas pelo Ministério da Previdência. Entre elas, estão o demonstrativo da política de investimentos, aplicações financeiras de acordo com as resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN), acesso dos segurados às informações do regime, equilíbrio fiscal e atendimento ao auditor fiscal.

Outra exigência que o Iprem cumpre é a formação técnica de um de seus funcionários para a aplicação dos recursos. Esta capacitação é feita por meio de um curso ministrado pela Associação Nacional de Bancos de Investimento (Anbid), que assegura a habilidade técnica para realizar as aplicações financeiras necessárias ao Instituto. (MAS)