2º Concurso Gastronômico do Crescer recebe inscrições até sexta-feira

27 de setembro de 2017

As inscrições para o 2º Concurso Gastronômico, realizado pelo Crescer – Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação, terminam nesta sexta-feira (29/09). Alunos e ex-alunos de cursos de culinária do programa podem se inscrever nas seis unidades do programa. O concurso é dividido em duas modalidades: Mestre-cuca (Receitas Salgadas) e Mestre Confeiteiro (Receitas doces).

“Os alunos e ex-alunos estão animados com esta nova edição do concurso. A expectativa é grande em apresentar os pratos para os jurados. Nossos objetivos são oferecer uma experiência no universo da Gastronomia e incentivar a continuidade dos estudos para que eles sigam se aperfeiçoando”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Gudes.

No ato da inscrição deverá ser apresentada a receita referente à primeira fase, que recebeu o nome de o prato de sua vida, uma receita livre com um toque diferenciado. O candidato pode se inscrever sozinho ou em dupla e escolher participar de uma ou das duas modalidades. As etapas das competições nas duas modalidades serão no Crescer da Vila Natal. Em todas as fases, os candidatos deverão levar os pratos semiprontos e finalizá-los no local da competição.

A primeira eliminatória será no dia 11 de outubro, em que os candidatos deverão apresentar o prato de sua vida nas duas modalidades. No dia 19 de outubro, na etapa semifinal da categoria Mestre-Cuca, o ingrediente obrigatório será mandioca. Para a modalidade Mestre Confeiteiro, o ingrediente será o chocolate branco. A final será no dia 26 de outubro com a apresentação de um prato vegetariano nas Receitas Salgadas e um bolo de Andares para as Receitas Doces.

Os jurados avaliarão os seguintes critérios: apresentação do prato, sabor, criatividade, limpeza e organização. Os finalistas receberão uma vaga para curso do Crescer do próximo módulo no início do ano. Os classificados para a semifinal participarão de um minicurso com a chef de cozinha Mariana Del Poente. Veja o regulamento completo no link abaixo. (Kelli Correa Brito)