Game MIGO para o aprendizado de inglês atenderá mais de 40 mil alunos

Secretaria de Educação

24 de outubro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

Um simpático alienígena irá ajudar mais de 40 mil alunos da rede municipal de ensino a aprender inglês. Este é o MIGO, nome do game educacional lançado na tarde desta quinta-feira (24/10) no auditório do Cemforpe. Desenvolvido por técnicos e educadores da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, o jogo atenderá crianças a partir dos 3 anos. O prefeito Marcus Melo participou do evento e destacou os avanços alcançados pela área e a importância da aprendizagem do inglês desde cedo.

Com a informatização das 203 unidades escolares da rede municipal, o novo game acrescenta mais uma ferramenta para potencializar a aprendizagem dos alunos. “O MIGO traz a oportunidade para as crianças aprenderem outra língua, abre uma porta para o mundo para nossos alunos. O inglês é uma língua universal para se comunicar com outros países e agora nossas crianças têm a mesma oportunidade que alunos da rede particular. Estamos avançando cada vez com a educação em nossa cidade”, disse.

Para o lançamento, o auditório do Cemforpe ficou lotado com alunos da educação infantil e ensino fundamental. O game conta a história de um alienígena que caiu em uma ilha onde as pessoas só falam inglês. Ele deve aprender o idioma para se comunicar e tentar consertar sua nave para voltar para casa! Assim como MIGO, o aluno irá aprender inglês brincando. São quase 500 minigames para os alunos explorarem e se divertirem. No evento, as crianças receberam um livro com uma apresentação do jogo e conheceram o personagem.

A abertura do evento contou com a apresentação do coral do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, que cantou músicas em inglês. “O inglês já faz parte do contraturno do programa Escola de Tempo Integral. Desenvolvemos o game para que pudéssemos atender um maior número de alunos, levando o conhecimento da língua inglesa para os alunos”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. A novidade recebeu apoio do projeto Mogilínguas e levou cerca de um ano para ser realizado.

O jogo foi elaborado por educadores e nove orientadores de informática. A mesma equipe técnica também é responsável pelo programa Simulados (atividades online para o 1º ao 5º ano do ensino fundamental das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática).  O game pode ser acessado por tablets, computadores e celulares. “O evento contou com a participação do vereador, que integra a Comissão de Educação, Rodrigo Romão.

A Secretaria de Educação conta ainda com a Carteirinha de Identificação Estudantil (Educa + Mogi), que agiliza a comunicação entre os pais e a escola e também a emissão de documentos, o Jogo Astro para o ensino de astronomia e o projeto de Realidade Virtual, projeto itinerante com atividades sobre astronomia, história e ciências. (Kelli Correa Brito)