Inscrições para a 1ª Olimpíada Mogiana de Robótica e 3ª Mostra de Robótica estão abertas

10 de julho de 2017

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes receberá, até o dia 28 de julho, as inscrições para a 1ª Olimpíada Mogiana de Robótica e a 3ª Mostra Municipal de Robótica Educacional. Podem se inscrever unidades escolares da região do Alto Tietê por meio do site www.robotica.se-pmmc.com.br. Os eventos serão realizados nos dias 24 e 25 de outubro de 2017 na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Rua Braz Cubas, 470, Centro.

O objetivo dos eventos, organizados por uma equipe de orientadores de informática e o Departamento Pedagógico da Pasta, é promover a integração entre os alunos da rede pública e particular, que desenvolvem projetos de Robótica Educacional em suas escolas. “A proposta é que possamos compartilhar experiências e conhecer novas ideias de outras redes. A robótica proporciona um aprendizado diferenciado, que oferece novas oportunidades para os jovens”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.

Em sua primeira edição, a Olimpíada Mogiana de Robótica é dividida em duas categorias: Seguidor de Linha (simulação de resgate) e Sumô de Robôs. São oferecidas 27 vagas para a primeira modalidade e 20 para a segunda. A competição segue a programação da etapa prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Para a terceira Mostra foram abertas 24 vagas, sendo que serão expostos 12 trabalhos em cada dia de evento. Poderão se inscrever trabalhos de pesquisa, realizados por alunos, que resultem no desenvolvimento de um protótipo robótico para solucionar problemas cotidianos ou melhorar e automatizar algum processo. Mais informações e o regulamento dos eventos estão disponíveis no site da competição.

Na rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, o Programa de Tecnologia Educacional atende 67 escolas da rede municipal de ensino e 25,5 mil alunos, sendo 10,7 mil do programa Escola de Tempo Integral. O projeto de Robótica Educacional é desenvolvido desde 2013 em cinco escolas municipais. (Kelli Correa Brito)