Mais de 20 mil alunos farão a 1ª Edição da E-Aprendi da rede municipal de Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação

Alunos dos 4º e 5º anos farão a prova até a próxima terça-feira (16/04) e para os estudantes dos 2º e 3º anos, a avaliação será aplicada de 15 a 30 de abril.

12 de abril de 2024

Até o dia 30/04 acontece a primeira edição deste ano da avaliação E-Aprendi (Avaliação Municipal das Aprendizagens), realizada pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. Ao todo, mais de 20 mil alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino irão fazer a avaliação, que começou no início deste mês.

A programação foi dividida em duas fases. Alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental farão a prova até a próxima terça-feira (16/04). Para os alunos dos 2º e 3º anos, a avaliação será aplicada de 15 a 30 de abril. Cada escola define a data de aplicação e comunica os pais e responsáveis. É importante que os alunos não faltem para que a avaliação possa trazer um retrato fiel das aprendizagens.

A avaliação é realizada por meio da plataforma Simulados e contempla as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A partir dos resultados, a E-Aprendi permite que a Secretaria de Educação e as unidades escolares refaçam a rota e planejem os próximos passos para o avanço nas aprendizagens dos estudantes. Elaborada por técnicos do Departamento Pedagógico (Deped) da Pasta, a avaliação é um instrumento único que possibilita analisar a cidade como um todo.

A E-Aprendi é uma prova com acessibilidade garantida. Os alunos com deficiência contam com recursos de acessibilidade disponíveis na plataforma Simulados, como áudio descrição, ampliação ou diminuição de tela e contraste de cores. No segundo semestre, a avaliação será aplicada novamente para verificar os avanços apresentados pelos alunos.