Mais de 4,8 mil alunos da rede municipal de Mogi das Cruzes farão avaliação sobre leitura
Secretaria de Educação
O objetivo é acompanhar e contribuir com o desenvolvimento de ações para aprimorar a aprendizagem
Até o dia 5 de abril, mais de 4,8 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de Mogi das Cruzes farão a Avaliação da Fluência Leitora. Nas escolas, será avaliada a fluência leitor dos estudantes com o objetivo de acompanhar e contribuir com o desenvolvimento de ações para aprimorar a aprendizagem. A ação faz parte da parceria da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes por meio do regime de colaboração entre municípios, Estados e Federação pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
A aplicação começou na última terça-feira (19/03) e cada escola fará sua programação. Pelo aplicativo CAED/ UFJF (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora), criado em parceria pelos governos estadual e federal, os estudantes realizam a leitura de palavras e textos, acompanhados por um professor aplicador. O material é gravado e registrado em um sistema. Os dados serão analisados e a cidade receberá um panorama de como está a fluência leitora dos estudantes.
O objetivo é verificar a capacidade de leitura do estudante voltada à sua etapa escolar. A partir dos resultados, será possível acompanhar as aprendizagens dos estudantes em seu processo de alfabetização e atuar com formações gerais ou pontuais, entre outras ações que possam apoiar o sucesso das aprendizagens. Ao final do ano, uma nova avaliação deverá ser feita para acompanhar o desenvolvimento dos estudantes.
A Avaliação da Fluência Leitora faz parte do ciclo de Avaliações, organizado pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, que começa com a sondagem inicial. Em abril, de 1º a 30, será realizada a 1ª Edição da E-Aprendi. As avaliações são importantes para o desenvolvimento das políticas públicas da Pasta para a qualificação das aprendizagens dos estudantes e também auxilia as escolas com elementos para a análise e replanejamento de propostas pedagógicas a favor da aprendizagem.
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