Pequenos Músicos de Mogi das Cruzes receberá maestro colombiano a partir desta quinta-feira (04/04)

03 de abril de 2024

A partir desta quinta-feira (04/04), às 9 horas, Mogi das Cruzes receberá o maestro colombiano César Cano Arteaga, referência no ensino de música em escolas. O evento, promovido pela Sinfônica Mogi, responsável pela gestão do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e Cultura. As atividades serão no Ciarte e o encerramento será no sábado (06/04) com um concerto no Cemforpe.

Na quinta e na sexta-feira (04 e 05/04), o período da manhã será dedicado à formação “Como começar uma banda infantil” para coordenadores e monitores do projeto, que é coordenado pela Secretaria de Educação. À tarde, acontecerão os ensaios com as bandas escolares da EM Prof. Mario Portes (Jundiapeba) e Cempre Prof. José Limongi Sobrinho (Botujuru) e a Banda Sinfônica, formada pelos professores do projeto.

O encerramento será com um concerto aberto ao público no sábado (06/04), às 18 horas. A apresentação será no Cemforpe. “A Colômbia é uma referência no ensino coletivo de música e estamos ansiosos pela chegada do maestro. Teremos um belo concerto de encerramento para celebrar esses dias formação”, disse o maestro Allan Caetano, coordenador dos projetos de educação musical da Secretaria de Educação. A entrada é gratuita e os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla pelo link https://www.sympla.com.br/evento/banda-sinfonica-de-mogi-das-cruzes-regente-cesar-cano-arteaga/2408686

O maestro César Cano Arteaga, atualmente, dirige a Banda Sinfônica da Escola Salesiana Juan del Rizzo de Bogotá (Programa Nacional de Bandas Salesianas). É compositor, arranjador, diretor e pedagogo musical. É formado em Música pela Universidade de Caldas com pós-graduação em Musicologia pela Real Academia de Belas Artes de San Fernando Espanha. Assessor do Ministério da Cultura da Colômbia para a concepção e implementação das diretrizes para a formação musical nas escolas municipais do Plano Nacional de Convivência Musical (2015-2018).

Mogi das Cruzes conta com os projetos de educação musical Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, gerido pela Sinfônica Mogi (Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes) e o Pra Ver a Banda Passar com gestão da AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) e apoio da Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes. As iniciativas, promovidas pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, atendem 15.632 alunos com aulas de musicalização, instrumentos e coreografia em 48 escolas das redes municipal e estadual da cidade.