Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia projeto piloto de rodas de conversa para servidores de escolas municipais

Secretaria de Educação

02 de abril de 2024

Servidores da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes irão participar, a partir desta quarta-feira (03/04), de um projeto piloto da Prefeitura de Mogi das Cruzes no viés da saúde mental e emocional dos profissionais da Educação. Serão realizadas rodas de conversa com um psicólogo em seis unidades escolares por meio do Programa Livre, iniciativa da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH) da Secretaria de Gestão Pública.

A Administração Municipal têm desenvolvido políticas de valorização e voltadas para a qualidade de vida do servidor. As rodas de conversa irão reunir as equipes nas unidades, de acordo com as necessidades de cada grupo. A primeira etapa da ação deve ser concluída no final de abril.

Desde agosto de 2023, os servidores da Secretaria de Educação também contam com atendimento psicológico individual presencial mediante agendamento. Em setembro do ano passado, foi publicada a Lei Federal 14.681, que instituiu a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação, que complementa e traz novas diretrizes para este atendimento.

O "Programa Livre" é composto por um conjunto de ações, que contribuem efetivamente para a qualidade de vida. Tem como meta, ser uma iniciativa que valoriza e integra o servidor à organização, mantendo sua integridade física e mental, melhorando o rendimento funcional e a qualidade do processo produtivo.