Primeira etapa do 3º Concurso Gastronômico do Crescer será nesta sexta-feira

04 de outubro de 2018

Será realizada nesta sexta-feira (05/10) a primeira etapa do 3º Concurso Gastronômico do Crescer – Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação. O evento no Crescer da Vila Natal faz parte da programação do Outubro da Educação e será dividido em duas etapas. Ás 9 horas, serão apresentadas as 27 receitas inscritas na modalidade Mestre-cuca (Receitas Salgadas) e às 14 horas, serão avaliadas as 14 receitas da modalidade Mestre Confeiteiro (Receitas doces).

Os participantes são alunos e ex-alunos do Crescer. Os objetivos do concurso são valorizar os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante os cursos, promover uma experiência no universo da gastronomia e incentivar a criatividade dos mestres culinários. Nesta primeira etapa, os candidatos apresentarão o prato de sua vida, uma receita livre, mas com um toque diferenciado. O tema vale para as duas modalidades.

A próxima etapa será no dia 19 de outubro, também em dois horários. Para os candidatos a Mestre-cuca, o ingrediente obrigatório será abóbora cabotiá. Na categoria Mestre Confeiteiro, o chocolate meio amargo será o ingrediente principal. “A expectativa é grande e certamente eles nos surpreenderão com seu talento. É uma experiência diferente que incentiva a continuidade dos estudos na área”, avaliou a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.

A final será no dia 26 de outubro. Os finalistas da categoria Mestre-cuca deverão apresentar um prato típico brasileiro e os de Mestre Confeiteiro, um Red Velvet, bolo nos tons de vermelho. Os finalistas terão direito a uma vaga para o próximo módulo de cursos do Crescer e aqueles que passarem para a segunda etapa também terão uma vaga na programação de minicursos que será divulgada no final deste mês. Os vencedores receberão um troféu.

Os jurados do concurso serão Roque Thomazini, diretor e professor do CENAG – Centro de Aprendizado Gastronômico; Felipe Martins, chef executivo do Restaurante O Berro; Glauce Alves, vencedora de concurso do Melhor Rocambole do Brasil (Record, 2014); Karin Melo, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes e Antonio Cipullo, chef de cozinha e consultor em Gastronomia e Thais Santana Lima, proprietária do Bistrô La Verrie. O Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação também estará presente com a diretora Eliana Mangini e a nutricionista Elisângela Teixeira. (Kelli Correa Brito)