Programa mogiano de agricultura familiar na merenda das escolas municipais é destaque em São Paulo

Secretaria de Educação

12 de dezembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Na tarde desta terça-feira (12/12), o programa mogiano de oferta de produtos da agricultura familiar de produtores da cidade na alimentação escolar de alunos da rede municipal foi apresentado no painel “A inclusão da agricultura familiar na cadeia de alimentos: desafios e oportunidades”, durante o evento “Agricultura familiar e o abastecimento de grandes centros urbanos”, organizado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP (GVces), realizado em São Paulo.

“Em março, participei de oficina do projeto Bota na Mesa na Fundação Getúlio Vargas, junto à Denise Knipel, da Secretaria de Gestão e o secretário de Agricultura, Renato Abdo. Ficamos honrados com o convite para falar sobre o processo de aquisição dos produtos da agricultura familiar para a merenda escolar aqui no município”, disse a diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Eliana Mangini, participou do evento, destacando a experiência de Mogi das Cruzes.

O painel também contou com a participação do agricultor familiar membro da Cooprojur (Cooperativa dos Agricultores Rurais de Jundiapeba e Região), Ivo Bernardo, Maria L. Penna, gerente de compras de FLV do Grupo St. Marche e Arthur Cursino, fundador da Go Horti. O evento apresentou aprendizados e perspectivas do projeto Bota na Mesa, realizado há dois pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP (GVces),  além de um diálogo com especialistas, representantes de governos, negócios inovadores e empresas sobre desafios para uma cadeia de alimentos justa e inclusiva para a agricultura familia.

Neste ano foram fornecidas 230 toneladas em legumes e hortaliças produzidas na cidade com investimento de R$ 930 mil. O programa valoriza a agricultura familiar da cidade e melhora a qualidade da merenda escolar oferecida aos mais de 45 mil alunos da rede municipal de ensino, que conta com 206 unidades, entre escolas municipais e creches subvencionadas. (Kelli Correa Brito)