Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes inicia reuniões em escolas sobre alimentação saudável

Secretaria de Educação

A programação visa promover a conscientização dos pais e tirar dúvidas sobre a alimentação nas unidades escolares

09 de abril de 2024

Pais e responsáveis da Escola Municipal Coronel Almeida, no Centro, receberam, na última semana, a equipe do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes para uma reunião sobre a alimentação escolar e o dia a dia da merenda. O encontro faz parte de uma programação que visa promover a conscientização dos pais e tirar dúvidas sobre a alimentação nas unidades escolares.

Com base nos dados levantados pelo PISE (Programa de Indicadores da Saúde na Escola), realizado pelo DAE desde 2021, a equipe está indo até as escolas para levar mais informações sobre a alimentação servida nas escolas. “A reunião foi bem produtiva. É uma oportunidade para falar sobre alimentação saudável, mas também apresentar toda a engrenagem da alimentação escolar, que atende mais de 47 mil alunos na cidade”, disse o diretor do DAE, Caio Lage.

Sheila Aparecida de Jesus, mãe de Heloisa de Jesus Quintiliano, que estuda no 1º ano do ensino fundamental, gostou de conhecer como o trabalho é realizado. “Saber como eles trabalham é muito interessante. Eu tinha a visão de quando eu fui aluna, mas agora como mãe é totalmente diferente. Foi muito legal saber de toda a dinâmica que eles fazem. A gente não consegue imaginar tudo isso”, disse.

O cardápio da rede municipal é balanceado e atende as necessidades nutricionais dos alunos de acordo com a faixa etária, seguindo as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).”Na reunião com os pais, também apresentamos como oferecer uma alimentação saudável em casa, dando continuidade ao que é feito na escola. Com os projetos de Educação Alimentar e Nutrição, este trabalho é reforçado com atividades desenvolvidas nas escolas com os alunos”, contou a nutricionista responsável do DAE, Bruna Mariana Braga.

Pelo PISE, neste ano, foi realizada uma pesquisa com diferentes olhares sobre os hábitos alimentares dos alunos e a avaliação inloco do programa está em andamento nas creches. Na rede municipal de ensino são oferecidas uma média de 170 mil refeições e no ano passado, o município superou mais uma vez o percentual de investimento na agricultura familiar, chegando a 69%.