A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até o dia 31 de outubro para o público de 6 meses a 49 anos de idade. A dose está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. É importante comparecer munido da caderneta de vacinação e documento pessoal.
QUEM DEVE SE VACINAR:
Observação: mulheres vacinadas devem prevenir gravidez pelo período de 30 dias.
QUEM NÃO PODE TOMAR
SARAMPO
O sarampo é uma doença viral aguda, infectocontagiosa, altamente transmissível e que pode apresentar complicações, principalmente em crianças e pessoas com imunidade comprometida. O contágio acontece por meio de secreções respiratórias. Os indivíduos expostos podem adquirir a infecção através de gotículas veiculadas por tosse ou espirro, por via aérea.
Os sintomas que antecedem a doença têm geralmente duração de três a cinco dias e caracterizam-se por febre, mal-estar, coriza, conjuntivite, tosse e falta de apetite. Manchas vermelhas na pele iniciam-se na região atrás da orelha, espalhando-se para a face, pescoço e demais membros. O diagnóstico é clínico e deve ser confirmado por exames de sangue.
INFORMAÇÕES
SIS 160
Parque Municipal e Ilha Marabá recebem visitas monitoradas, em grupos reduzidos
Operação Cata-Tranqueira atenderá nove bairros de Braz Cubas neste sábado
Prova de vida para segurados do Instituto de Previdência está suspensa até 31 de março
Saúde realiza reunião técnica sobre vacinação contra a Covid-19
Artistas contemplados pela Lei Aldir Blanc terão maior prazo para contrapartidas