Encontro sobre terapia nutricional no Hospital Municipal reúne estudantes e profissionais

30 de outubro de 2017

Estudantes universitários de Nutrição e de Enfermagem e profissionais de saúde de todo o Alto Tietê participaram do "1° Encontro de Terapia Nutricional do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes", nesta segunda-feira (30/10), no auditório da Unidade.

Diversas palestras foram realizadas e entre os temas abordados estiveram: a importância da equipe multiprofissional de terapia nutricional; a importância da fonoaudiologia e disfagia; controle de infecção em pacientes críticos; e o enfermeiro na terapia nutricional.

"Foi uma excelente oportunidade de trocar experiências, ressaltar a importância da terapia ocupacional e uma chance de mostrar a atuação da equipe multiprofissional", afirmou o diretor-assistencial do Hospital Municipal, Ricardo Peres.

Entre os participantes do encontro estiveram alunos da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e da Universidade Braz Cubas (UBC), além de colaboradores de hospitais da região.

O médico, Shizuo Ishiwaki Júnior, coordenador da Nutrologia do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, afirmou que cada integrante da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) tem uma responsabilidade, porém, todos trabalham como um mesmo objetivo. "Cada profissional oferece ao grupo o conhecimento técnico a fim de fazer com que, a partir do auxílio de uma dieta adequada, o paciente tenha uma recuperação mais rápida e efetiva", destacou. As equipes de EMTN são geralmente formadas por médico, enfermeiro, farmacêutico e fonoaudiólogo.

Estudante de Nutrição, Hanna Cestari, de 19 anos, aprovou o encontro e disse que sairia do evento com uma visão diferente da profissão. "Pretendo trabalhar na área hospitalar e hoje fiquei feliz em saber que terei o suporte de profissionais de diferentes disciplinas", revelou.

"Aprendi que o aspecto do cuidar do paciente é muito mais complexo e envolve um grupo de conhecimentos. Quem ganha com isso é o paciente, que terá uma melhor qualidade de tratamento", disse a estudante de Enfermagem, Erika Repullio Salvador.

Centro de Formação

O encontro sobre terapia nutricional faz parte das ações do Hospital Municipal enquanto centro educacional. A Unidade já organizou outros eventos com caráter educativo, como um encontro de psicólogos da área da saúde e cursos de qualificação e reciclagem para médicos e residentes, por meio do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).

O Hospital Municipal é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. A Unidade é certificada com o selo de qualidade ONA 2 - Acreditado Pleno, segundo nível da acreditação concedida pela Organização Nacional de Acreditação.