Governador inaugura novo Centro Oncológico do Hospital Luzia de Pinho Melo

10 de maio de 2017

O prefeito Marcus Melo participou, nesta manhã de quarta-feira (10/5), da inauguração do novo Centro Oncológico do Hospital Luzia de Pinho Melo, no bairro do Mogilar, ao lado do governador Geraldo Alckmin. A nova unidade da Secretaria de Estado da Saúde, gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), passa a oferecer atendimento integral a pacientes com câncer no Alto Tietê.

O Estado investiu R$ 27,2 milhões para construir o prédio do Centro Oncológico, incluindo a compra de um acelerador linear, equipamento utilizado para sessões de radioterapia, serviço que chega para completar o atendimento. “Hoje é um dia muito especial para a população de Mogi e Região. Completamos o ciclo de tratamento de câncer desde o diagnóstico. Hospital aparelhadíssimo, com cirurgias, quimioterapias e, finalmente, a parte mais completa de radioterapias. O equipamento já está instalado e começa a atender a partir desta tarde”, comemorou Alckmin.

O Centro Oncológico possibilitará tratamento integral desde o acolhimento do paciente a partir do diagnóstico até a última fase do tratamento. “Quando houve o descredenciamento do antigo serviço de radioterapia, em 2012, o prefeito Marco Bertaiolli e o secretário Téo Cusatis foram à Secretaria de Estado da Saúde buscar soluções. Felizmente, o atendimento hoje é uma realidade para a nossa cidade e certamente irá diminuir o sofrimento das pessoas que precisam de tratamento. Hoje é dia de agradecer”, afirmou o prefeito Marcus Melo.

A radioterapia passa a funcionar de forma gradativa para oferecer 300 sessões de tratamento por mês, com a expectativa de duplicar esse número para 600 sessões mês, até o final do ano. “Tudo aquilo que foi prometido, ainda que de forma lenta, está sendo cumprido, apesar da crise que enfrentamos atualmente no Brasil”, afirmou o secretário estadual da Saúde, David Uip.

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo faz parte da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, que possui 76 unidades oncológicas em todo o Estado. Habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), é considerado referência para toda a região do Alto Tietê e recebe em média 90 pacientes com casos novos de câncer por mês.

Tratamento

Atualmente, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza o transporte de 108 pacientes oncológicos para tratamento fora da cidade. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram realizados 656 transportes para tratamento, quimioterapia, radioterapia e braquiterapia (tipo específico de radioterapia).

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde cuidou do encaminhamento de 68 novos casos oncológicos entre os meses de janeiro e abril deste ano. Deste total, 33 foram agendados no Hospital Luzia de Pinho Melo. “Com a abertura do novo Centro Oncológico nossa expectativa é oferecer mais comodidade ao paciente mogiano, com atendimento integral na cidade”, afirma o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.