Governador reforça os cuidados necessários durante videoconferência

Secretaria de Saúde

02 de dezembro de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

Em videoconferência realizada no início da noite desta terça-feira (01/12) com prefeitos de 62 municípios da Região Metropolitana, o governador João Doria reforçou os cuidados e as medidas que devem ser adotadas neste final de ano para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. Nesta semana, o Governo de São Paulo anunciou a reclassificação de todo o Estado de São Paulo para a Fase 3 – Amarela do Plano São Paulo. O prefeito Marcus Melo e o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, acompanharam a reunião remota.

A reclassificação de todo o Estado de São Paulo para fase amarela, segundo o Governo Estadual e o Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo, tem como objetivo evitar aglomerações e o contágio do novo coronavírus. Cuidados que foram reforçados pelo governador e sua equipe. “Até a chegada da vacina, nós não temos outra saída que não seja o uso de máscara, a higiene constante das mãos e o distanciamento social”, reforçou.

O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, explicou que o Estado de São Paulo registrou aumento de 10% no número de casos e de 7% nas internações nas últimas três semanas. “Precisamos tomar uma atitude frente a pandemia porque hoje o novo coronavírus se manifesta de forma diferente: todo interior já tem focos autóctones e a progressão da doença é muito maior”, alertou. 

Pensando no sistema de saúde e na garantia de atendimento a todos que precisarem, o secretário orientou os prefeitos para a remobilização dos leitos de Covid e o aumento da fiscalização para evitar a realização de festas e confraternizações típicas para essa época do ano. “Nas residências, nossa orientação é para que tenham no máximo 10 pessoas e sejam adotadas todos os ritos e cuidados de espaços públicos, como boa ventilação, distanciamento e uso de álcool gel”, reforçou. 

Para garantir eventuais aumentos na demanda, Mogi das Cruzes deve implantar nos próximos dias mais 20 leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19. Os novos leitos serão instalados no Hospital Municipal, em Braz Cubas, onde desde março funciona o Centro de Referência do Coronavírus. A ampliação dos leitos de UTI é resultado de uma articulação junto ao Governo do Estado, que enviou 20 novos respiradores para o Hospital Municipal. A montagem dos novos respiradores depende agora da chegada de alguns insumos e dispositivos necessários para a composição completa dos equipamentos. 

Os leitos de enfermaria também estão sendo ampliados de acordo com a demanda registrada nos últimos dias. Além das novas vagas já criadas no Hospital Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde está finalizando a montagem de 30 leitos na UnicaFisio, ao lado do Hospital Municipal, que servirão de retaguarda para os casos mais leves e também para pacientes em recuperação após alta da Unidade de Terapia Intensiva, mesma estratégia adotada no Hospital de Campanha.