Hospital Municipal de Mogi das Cruzes faz mais de um milhão de atendimentos em três anos

Secretaria de Saúde

28 de junho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Desde que foi inaugurado, em junho de 2014, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, já realizou 1.102.840 atendimentos. O balanço, que evidencia a importância da unidade para os mogianos, foi apresentado durante a Missa de Ação de Graças, realizada na manhã desta quarta-feira (28/06), como parte da programação do 3° aniversário de funcionamento da unidade. A celebração foi presidida pelo padre Cláudio Antônio Delfino, pároco da Catedral de Santana, em Mogi.

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, destacou que o Hospital Municipal é a unidade mais bem avaliada pelos usuários da rede municipal de Saúde. "De janeiro a maio foram registrados 69 elogios ao Hospital Municipal na Ouvidoria Municipal, o que corresponde a 26% de todos os elogios feitos à Saúde", revelou. "Este nível de qualidade somente é possível devido ao empenho de todos os colaboradores", completou.

Ao longo desses três anos, o Pronto-Atendimento Infantil 24 horas fez 254.106 atendimentos. Já o Ambulatório de Especialidades realizou 167.310 consultas. O maior volume de procedimentos ocorreu no Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), com 640.680 exames. As internações somaram 10.598 pacientes e o Centro Cirúrgico fez 7.195 cirurgias de baixa e média complexidades. Os atendimentos de psicologia, serviço social, e enfermagem (22.951) completam os mais de 1,1 milhão de procedimentos.

O volume expressivo de atendimentos não é o único destaque das comemorações deste 3° aniversário. O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebeu a recomendação de certificação de qualidade "Acreditado Pleno", conhecido como ONA 2. A indicação é resultado da auditoria realizada pela Fundação Vanzolini, instituição acreditadora credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). É a ONA quem, efetivamente, concede a certificação. A equipe da Vanzolini esteve no hospital, em auditoria, nos dias 21, 22 e 23 de junho. A ONA irá, agora, analisar a recomendação da Vanzolini e emitir o parecer final sobre a certificação de qualidade.

"A recomendação para este nível de certificação de qualidade é algo inédito na Prefeitura de Mogi das Cruzes", comemorou o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis. "Além das certificações, o Hospital Municipal também tem como característica o atendimento humanizado", destacou o secretário.

Para conseguir a recomendação para o Acreditado Pleno, o Hospital Municipal mostrou e evidenciou que, além de atender aos critérios de segurança no atendimento ao paciente, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. A unidade já conta com a certificação Acreditado (ONA1), conquistada em 2016.

O Hospital Municipal é a principal unidade do Sistema Integrado de Saúde (SIS) da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Ele é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Serviços

O Pronto-Atendimento do Hospital Municipal atende crianças de 0 a 12 anos em situação de urgência e emergência, 24 horas por dia, sete dias na semana. No Ambulatório de Especialidades, são colocadas à disposição consultas em oito especialidades, agendadas por meio do SIS (160): ginecologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, vascular, urologia, clínico-geral, cardiologia e anestesista.

No Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico são 16 exames: laboratório, anatomia patológica + citologia, radiologia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, tomografia, ultrassonografia c/doppler, ecocardiograma, eletrocardiograma, nasofibrolaringoscopia, retossigmoidoscopia, polipectomias, urografia, urodinâmica e cistoscopia.

O Hospital Municipal conta com 69 leitos de internação para homens, mulheres e crianças e dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta. No Centro Cirúrgico são realizadas cirurgias nas especialidades vascular, ginecologia, urologia, otorrino, pediátrica, cirurgia-geral, pneumologia, anestesia, torácica e de cistoscopia.

O diretor de operações da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, Jocelmo Pablo Mews, participou da missa e afirmou que o Hospital Municipal é referência não apenas para a cidade, mas para toda a rede administrada pela Pró-Saúde. "O hospital ainda é uma criança, quando considerados os três anos de funcionamento, mas, graças ao trabalho dos colaboradores e da diretoria, já atingiu um nível de qualidade extremamente alto", avaliou.

A solenidade foi organizada numa parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Hospital Municipal e a Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes.

 

Balanço de atividades / 3 anos de Hospital Municipal

PA Infantil: 254.106
 

Consultas agendadas: 167.310

Exames diagnósticos: 640.680

Cirurgias: 7.195

Internações: 10.598

Multiprofissionais: 22.951