Palestra em escola estadual é destaque entre as ações do Hospital Municipal na campanha Mogi+Rosa

24 de outubro de 2017

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, que também está participando da campanha Mogi+Rosa, tem realizado diversas atividades em alusão ao mês de conscientização. Na manhã desta segunda-feira (23/10), por exemplo, foi realizada uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Planejamento Familiar para os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, em Braz Cubas.

Eliana Cunha, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Municipal, foi a responsável por ministrar a palestra. "O objetivo é conscientizar os adolescentes quanto aos riscos das ISTs e os métodos contraceptivos. Aproveitamos o encontro para abordar temas ligados ao planejamento familiar, como as consequência de uma gravidez indesejada", disse.

"Nós também temos a missão de sermos multiplicadores de informações sobre a prevenção de doenças e isso se faz com orientações dentro e fora do hospital", comlementou Eliana.

A diretora da Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, Cristina Gonçalves de Campos, aprovou a inciativa de abordar as IST com os alunos. "A escola está sempre aberta a receber esse tipo de trabalho. A sala de aula é o lugar mais adequado para tratar sobre temas que orbitam entre os jovens", afirmou Cristina

O professor de História, César Augusto, ressaltou que os alunos receberam informações na linguagem adequada. "Os jovens encontram facilmente estes dados na Internet, mas quando eles são repassados de forma monitorada, dentro de uma escola, conseguem absorver melhor o conteúdo", afirmou.

Além das orientações na escola estadual, a programação da campanha Mogi+Rosa no Hospital Municipal contou com outras duas palestras: Planejamento Familiar (19/10), e Medicina Preventiva (20/10).

Ao longo de todo o mês, equipes multidisciplinares do hospital realizaram "salas de espera" (bate-papos) sobre violência, prevenção de doenças e planejamento familiar com os pacientes e acompanhantes. Lacinhos cor de rosa estão sendo usados pelos colaboradores. As recepções foram decoradas e o prédio recebeu uma iluminação especial, rosa.

Dia 17 de outubro ocorreu o "Dia Rosa no Hospital Municipal", quando a maioria dos colaboradores vestiu cor de rosa. A Associação do Voluntariado aproveitou a data para entregar rosas artesanais, feitas pelas próprias voluntárias.

UPA e UNICAFISIO

A UPA 24h Oropó e a Unicafisio (Unidade Clínica de Fisioterapia e Reabilitação) também colocaram em prática ações voltadas à prevenção às doenças ligadas à saúde da mulher. Na UPA 24h, no dia 18/10, as pacientes foram recebidas com um café da manhã especial e uma palestra sobre violência doméstica e saúde. Uma decoração especial foi montada na recepção.

Na UNICAFISIO, as pacientes participaram, ao longo da semana do dia 16 a 20, de uma gincana, com dinâmicas e atividades interativas por meio de exercícios de coordenação motora, equilíbrio e atividades aeróbicas; um café da manhã com alongamento e relaxamento; maratona de exercícios e palestra sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. Por fim, na sexta-feira (20/10), foi organizado um café da manhã e um bate papo sobre a vivência das mulheres que lutaram contra o câncer de mama.