Prefeitura de Mogi das Cruzes oferece tratamento de combate ao tabagismo

Secretaria de Saúde

29 de agosto de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A paciente Roseli do Carmo Soares, de 59 anos, comemora nesta quarta-feira (29) Dia Nacional de Combate ao Fumo, 22 dias sem colocar um cigarro na boca. A dona de casa fumava 35 cigarros por dia e só conseguiu largar o vício depois de ser atendida no Grupo de Atenção ao Tabagista na UBS Alto do Ipiranga.

O Alto Ipiranga é a 13ª unidade integrada ao Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, iniciativa pioneira da Prefeitura de Mogi das Cruzes que oferece tratamento para quem deseja largar o vício do cigarro. O Programa foi criado em 2007 e é realizado conforme protocolo do Ministério da Saúde. Além do Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta semana também é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco, em 31 de agosto.

“Foram 44 anos fumando. Cheguei a fumar 35 cigarros por dia. Acordava, ia pra cozinha, acendia um cigarro. Ia tomar banho, acendia outro”, contou. A paciente começou a fumar com 15 anos, depois de ver a irmã mais velha fumando. “Minha irmã conseguiu parar e sempre me incentivou. Mas depois que meu marido faleceu, eu passei a fumar mais, por causa da ansiedade”, contou.

No dia 31 de julho, participou da primeira reunião do Grupo de Atenção ao Tabagista, da UBS Alto do Ipiranga, onde pode trocar experiências com outros fumantes. Na unidade, passou por consulta médica para avaliar o grau de dependência da nicotina. “Fazemos o teste de Fagerstrom que nos mostra o grau de dependência do paciente, se é alto ou baixo. Com essas informações sabemos se o tratamento será apenas com adesivo de nicotina, quantos mg e se é necessário adotar outro medicamento durante o tratamento”, explicou a enfermeira do programa Michele Diniz.

Junto com a médica Regina Massako Nakayama, elas acompanham o paciente durante um ano. “São quatro sessões em grupo, onde eles entendem o porque fumam, quais os métodos para parar ou diminuir e os benefícios obtidos ao largar o vício. Nessa fase já entramos com os medicamentos e adesivos. Depois tem as consultas de manutenção”, explicou.

Roseli já conseguiu identificar inúmeros benefícios. “Eu nunca havia tentado parar de fumar antes, mas tinha consciência de que deveria parar o mais rápido possível. Estou há 21 dias sem fumar nada, para quem fumava até 35 cigarros, isso é uma grande vitória. Estou menos ofegante, voltei a sentir o cheiro das coisas, estou comendo melhor, dormindo melhor. Estou muito feliz”, disse Roseli.

Para participar do Grupo de Combate ao Tabagismo o interessado deve procurar a UBS Alto do Ipiranga e se inscrever. A unidade entra em contato para consulta de triagem e diagnóstico. A UBS funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é Avenida Capitão Joaquim de Melo Freire, s/n, Alto do Ipiranga. O telefone para informações é o 4735-1314.

Outras 12 unidades de saúde também promovem grupos especiais para tratamento do tabagismo: