Santa Isabel passa a fazer parte do Cresamu

09 de maio de 2017

A cidade de Santa Isabel passa a fazer parte do Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu). A inclusão foi aprovada nesta terça-feira (09/5), durante assembleia do conselho gestor. Com a adesão, o consórcio atenderá a população de Mogi as Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema, Arujá e Santa Isabel. Os seis municípios contam com 646 mil habitantes e uma extensão territorial de 2.253 km².

"O Cresamu tem servido de referência para diversos municípios e Santa Isabela, pela proximidade com Mogi das Cruzes, manifestou interesse em fazer parte do consórcio, o que foi aprovado pelos representantes dos demais municípios consorciados", explica o secretário municipal de Saúde de Mogi das Cruzes e presidente do Cresamu, Téo Cusatis.

O novo serviço de urgência e emergência em Santa Isabel deve iniciar a operação em cerca de 90 dias. Ao longo deste intervalo, a administração municipal vai solicitar ao Ministério da Saúde a exclusão do atual sistema de regulação, que ocorre em Guarulhos, e a inclusão no Cresamu. Uma lei precisará ser aprovada na Câmara de Vereadores da cidade. A mudança ainda deve ser validada pelo Conselho Municipal de Saúde.

Apresentações de como o consórcio funciona e os benefícios que ele vai trazer serão realizadas tanto para os vereadores quanto para os integrantes do Conselho Municipal. Ao mesmo tempo que atende as exigências administravas legais, a base, localizada no bairro de Brotas, será adaptada e reformada, a fim de atender aos critérios do Ministério da Saúde.

A inclusão de Santa Isabel elevará o número de bases descentralizadas para sete. Duas em Mogi: na UPA 24h Oropó e em Braz Cubas; e uma em cada cidade participante. No bairro do Shangai, em Mogi, fica a sede. O Cresamu passa a ter 18 viaturas, sendo duas de suporte avançado.

VISITA

A prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto, e o secretário de Saúde do município, José Heleno Antonio Pinto, visitaram a sede do Cresamu. Eles conheceram a estrutura do local e o funcionamento do setor de regulação, além das ambulâncias.

"Ganharemos o suporte e o apoio de um sistema de atendimento de urgência e emergência referência no País", comentou a prefeita. "Hoje, a população não conta com o amparo ideal, mas este cenário vai mudar. Este é um projeto que demos início em janeiro e agora começamos a concretizá-lo", lembrou.

O secretário José Heleno destacou a qualidade do Cresamu, certificado e reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos melhores do Brasil. "A saúde de Santa Isabel dará um salto de qualidade no que diz respeito ao atendimento móvel de urgência", frisou.

A coordenadora do consórcio, Marly Inês dos Reis Monteiro, ressaltou que entre os principais benefícios do Cresamu está a regulação médica dos chamados; a integração com a grade hospitalar regional de urgência e emergência; e o apoio de toda estrutura, o que inclui desde o trabalho de manutenção, recursos humanos até a qualificação contínua dos colaboradores. "Santa Isabel terá o suporte das nossas duas unidades avançadas", destacou Marly.

A visita contou com a presença da diretora Administrativa do Cresamu, Maria José Passos, e do diretor Administrativo do SAMU em Mogi; Pedro Rodrigues de Oliveira.

CUSTEIO

O Cresamu funciona por meio de um rateio entre as cidades participantes, com um custo total de R$ 1,491 milhão. Mogi financia a maior parte: R$ 728,9 mil; Biritiba Mirim: R$ 53,4 mil; Salesópolis: R$ 28,5 mil; Guararema: R$ 48,6; Arujá: 144,6 mil; e, agora, Santa Isabel: R$ 94,1 mil.

Os valores são definidos a partir da população. Mogi conta com 429.321 habitantes; Biritiba Mirim: 31.479; Salesópolis: 16.797; Guararema: 28.664; Arujá: 85.199; e, agora, Santa Isabel: 55.476.