Saúde apresenta balanço de três anos atividades do Laboratório Municipal nesta terça-feira

Secretaria de Saúde

04 de setembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade
Mudança adotada pela Secretaria Municipal de Saúde no fluxo de agendamento de exames laboratoriais reduziu índice de faltas dos pacientes (foto: Arquivo/PMMC)

O prefeito Marcus Melo participa, nesta terça-feira (05/09), às 11 horas, da apresentação do balanço de atividades realizadas nos últimos três anos pelo Laboratório Municipal de Exames Diagnósticos. O evento faz parte das comemorações pelo 457º Aniversário de Mogi das Cruzes.

Inaugurado em 6 de setembro de 2014, o Laboratório Municipal de Exames Diagnósticos atende a demanda de exames laboratoriais de todas as unidades municipais de saúde. O serviço é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Cejam – Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim e o Albert Einstein Medicina Diagnóstica. “Essa parceria é exemplo de sucesso e a garantia de um serviço de qualidade para toda a população”, afirma o prefeito Marcus Melo.

O Laboratório Municipal funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. A unidade oferece 427 tipos diferentes de exames laboratoriais, dos quais 79 são exames especiais. “Um dos principais avanços é o alerta de ‘Pânico’ para exames alterados, possibilitando rápido agendamento de uma consulta para o paciente”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Além da qualidade, outros benefícios alcançados com a implantação do Laboratório Municipal são a visualização de resultados de exames de forma prática e ágil; veículos 24 horas por dia com logística de transporte adequado e interligado para retirada de amostras; e acompanhamento informatizado dos materiais processados.

A equipe conta com 67 profissionais (19 auxiliares de enfermagem, 12 técnicos de enfermagem, 1 enfermeira, 20 analistas de laboratório, 8 laboratoristas, 6 administradores e 1 coordenador).

SIS 160

Desde julho/2017 foi adotada a unificação das agendas das unidades por meio do SIS – Sistema Integrado de Saúde, mesma ferramenta aplicada para agendamento de consultas médicas, ou seja, - Equipe do SIS 160 disponibiliza a unidade mais próxima da residência do paciente para realização da coleta de material para análise. A mudança reduziu de 31,05% para 7,02% o índice de faltas dos pacientes entre os meses de julho e agosto.