Saúde apresenta balanço de três anos atividades do Laboratório Municipal nesta terça-feira

04 de setembro de 2017
Mudança adotada pela Secretaria Municipal de Saúde no fluxo de agendamento de exames laboratoriais reduziu índice de faltas dos pacientes (foto: Arquivo/PMMC)

O prefeito Marcus Melo participa, nesta terça-feira (05/09), às 11 horas, da apresentação do balanço de atividades realizadas nos últimos três anos pelo Laboratório Municipal de Exames Diagnósticos. O evento faz parte das comemorações pelo 457º Aniversário de Mogi das Cruzes.

Inaugurado em 6 de setembro de 2014, o Laboratório Municipal de Exames Diagnósticos atende a demanda de exames laboratoriais de todas as unidades municipais de saúde. O serviço é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Cejam – Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim e o Albert Einstein Medicina Diagnóstica. “Essa parceria é exemplo de sucesso e a garantia de um serviço de qualidade para toda a população”, afirma o prefeito Marcus Melo.

O Laboratório Municipal funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. A unidade oferece 427 tipos diferentes de exames laboratoriais, dos quais 79 são exames especiais. “Um dos principais avanços é o alerta de ‘Pânico’ para exames alterados, possibilitando rápido agendamento de uma consulta para o paciente”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Além da qualidade, outros benefícios alcançados com a implantação do Laboratório Municipal são a visualização de resultados de exames de forma prática e ágil; veículos 24 horas por dia com logística de transporte adequado e interligado para retirada de amostras; e acompanhamento informatizado dos materiais processados.

A equipe conta com 67 profissionais (19 auxiliares de enfermagem, 12 técnicos de enfermagem, 1 enfermeira, 20 analistas de laboratório, 8 laboratoristas, 6 administradores e 1 coordenador).

SIS 160

Desde julho/2017 foi adotada a unificação das agendas das unidades por meio do SIS – Sistema Integrado de Saúde, mesma ferramenta aplicada para agendamento de consultas médicas, ou seja, - Equipe do SIS 160 disponibiliza a unidade mais próxima da residência do paciente para realização da coleta de material para análise. A mudança reduziu de 31,05% para 7,02% o índice de faltas dos pacientes entre os meses de julho e agosto.