Secretário de Saúde recebe grupos de protetores de animais independentes

27 de fevereiro de 2019

O secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, recebeu, nesta tarde de quarta-feira (27/02), uma comissão de protetores de animais independentes que atuam em diferentes bairros da cidade. No encontro, o grupo obteve informações sobre o chamamento público que deverá ser publicado nos próximos dias para contratação de empresa ou entidade especializada para o gerenciamento do Centro de Bem Estar Animal, em Cezar de Souza.

O Centro de Bem Estar Animal é gerenciado atualmente pela Anclivepa - Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais mas, em julho de 2017, a entidade pediu rescisão unilateral. “Estamos preparando um novo chamamento com diversos itens e exigências que permitirão melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados”, explicou o secretário.

Entre as principais novidades já adiantadas está o aumento do número de consultas veterinárias mensais e a implantação de um serviço de recolhimento de animais feridos ou vítimas de maus tratos.

No encontro, o secretário, acompanhado de sua adjunta, Rosangela Cunha, e da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, explicou as diferenças entre os serviços prestados pelo Centro de Bem Estar e o Centro de Controle de Zoonoses. O CCZ tem como atua no enfrentamento e prevenção de problemas de saúde humana relacionados aos fatores de risco, condições, acidentes, doenças e outros agravos decorrentes da interação com animais, como raiva, febre maculosa, dengue e leptospirose

O Centro de Controle de Zoonoses mantém, ainda, um programa permanente e gratuito de castração de cães e gatos, contando inclusive com uma unidade móvel para atendimento itinerante que trabalha aos sábados; desenvolve ações de controle de vetores (Aedes aegypti, carrapatos), promove ações de combate a animais sinantrópicos (ratos, pombos) e animais peçonhentos (escorpiões, aranhas, cobras, abelhas, vespas, etc).

Já o Centro de Bem Estar Animal é um serviço implantado em 2016, totalmente financiado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, que oferece atendimento clínico e cirúrgico para cães e gatos de proprietários residentes em Mogi das Cruzes, com preferência para a população carente ou incluída em programas sociais e para animais resgatados pela equipe do CCZ. “O Centro de Bem Estar não é um hospital e sim uma clínica, que realiza consultas, cirurgias, exames diagnósticos diversos e aplicações de medicamentos, utilizando sempre o critério de triagem e avaliação para garantir atendimento mais rápido em casos mais graves”, explicou Rosângela.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, sendo o período da manhã dedicado às consultas e retornos e o período da tarde para as cirurgias. A retirada de senhas acontece das 8 às 10 horas para organizar o atendimento, mas os casos urgentes não precisam de senhas.

Outro tema também discutido com o grupo foi a necessidade de criar um cadastro de protetores independentes.