Prefeito vistoria obras de tratamento de esgoto em Sabaúna

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

21 de fevereiro de 2019

O prefeito Marcus Melo vistoriou, na manhã desta quinta-feira (20/02), as obras de implantação de um sistema de esgotamento sanitário na Vila Andrade, em Sabaúna. O investimento do Semae de Mogi das Cruzes é de R$ 3,2 milhões na construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, 900 metros de rede e três estações de bombeamento, na área central do Distrito. A previsão é concluir os trabalhos neste primeiro semestre.

“Investir em coleta e tratamento de esgoto é um grande desafio numa cidade antiga e consolidada como Mogi das Cruzes, mas toda a equipe do Semae está empenhada em melhorar os índices, com obras como essa e a que estamos fazendo no Botujuru”, afirma o prefeito.

Além dos investimentos diretos em saneamento, Melo também destacou ações que contribuem para despoluição de mananciais, como a prevenção a ocupações irregulares.

“Temos a preocupação de que a cidade cresça de forma ordenada, evitando invasões. Durante muitas décadas, Mogi não cuidou de seu principal manancial, que é o Rio Tietê, mas para nós o saneamento é uma prioridade e avançamos muito nos últimos anos”, destaca, ao lembrar que Mogi das Cruzes passou de apenas 0,5% de tratamento de esgoto no ano 2000 para os atuais 61%.

A capacidade de tratamento da ETE Sabaúna será de 9 litros por segundo para atender uma população de 4.000 pessoas. Atualmente, a autarquia trabalha na construção da estação de tratamento e nas estações elevatórias, que são unidades que operam com bombas e elevam o esgoto até um ponto onde possa seguir por gravidade até o local de tratamento.

Os trabalhos estão bem adiantados. Já foram concluídas as redes que funcionarão por gravidade (sem necessidade de bombeamento), as contenções com rachão e gabião e demais obras civis.

“Em 2017, o Semae começou a trazer água tratada desde a Estação de Tratamento Leste, no Socorro, para Sabaúna, por meio de uma nova adutora, e era um desejo do prefeito Marcos Melo investir também no tratamento de esgoto. Começamos pela Vila Andrade e, futuramente, faremos na Vila Mathias”, explica o diretor-geral do Semae, Glauco Luiz Silva.

A Vila Mathias, também na região central de Sabaúna, será contemplada posteriormente. O bairro está incluído no projeto de sistemas de esgotamento sanitário em núcleos isolados, que está em fase de elaboração.

O investimento é de R$ 5,7 milhões, sendo R$ 4,6 milhões do Governo Federal e R$ R$ 1,1 milhão do Município (valor para a soma de todos os oito núcleos isolados). Nesta etapa, estão sendo feitos os projetos para, posteriormente, o Semae buscar recursos para as obras.

Além da Vila Mathias, os demais núcleos isolados contemplados serão Biritiba-Ussu, Chácara Guanabara, Jardim Nove de Julho, Parque São Martinho, Parque Varinhas, Quatinga e Taiaçupeba.

“Esta estrutura que estamos implementando na Vila Andrade é o primeiro sistema isolado de tratamento de esgoto. É um modelo que pretendemos levar aos outros núcleos isolados da malha urbana”, diz o prefeito.

O sistema de coleta e tratamento de esgoto em Mogi das Cruzes é formado por uma Estação de Tratamento de Esgoto, em Cezar de Souza, que trata os efluentes da região leste (o esgoto da região central e oeste é enviado para a Estação de Tratamento da Sabesp, em Suzano), 35 estações elevatórias (bombeamento) e 800 quilômetros de redes.

Também acompanharam a vistoria o vice-prefeito Juliano Abe e os vereadores Edson dos Santos, Protássio Nogueira e Rinaldo Sadao Sakai. (Julio Nogueira)